Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Curso superior de Letras: Literatura Norte Americana

Home » Letras

Curso superior de Letras: Literatura Norte Americana é uma disciplina do curso superior de Letras.



Na UERJ, campus FFP, a grade do curso de Letras Português e Inglês abrange as literaturas estrangeiras, sendo elas Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana. Neste artigo, detalharei como é dividida a Literatura Americana.

Essa matéria é dividida em três classes: Literatura Norte-Americana I (poesia), Literatura Norte-Americana II (prosa) e Literatura Norte-Americana III (teatro). A faculdade sugere que comecemos os estudos nessa disciplina a partir do quinto período, juntamente às matérias de Literatura Inglesa, terminando no sétimo período.

1) Literatura Norte-Americana I

Essa disciplina trata sobre a poesia e figuras de linguagem em língua inglesa. Americana I foi a primeira matéria de literatura em inglês que eu tive. Lembro que nas aulas o professor pedia para lermos alguns trechos dos poemas e eu ficava muito nervosa, com medo de ler errado. Mas tirando esse desconforto, que você pode passar se não tiver segurança na sua segunda língua, as aulas eram divertidíssimas.

O professor era muito animado e apresentava as aulas em slides com referências cômicas (como um que tinha a Paola Bracho). Era uma aula difícil, por se tratar de análise de poesia e ainda mais em outro idioma, que requer uma percepção das metáforas que os autores colocavam nos textos. Porém, pelo jeito que o professor levava as aulas, era uma das classes que mais tinha prazer em ir. As avaliações eram análises de poesias, pedindo para identificar as figuras de linguagem usadas e para que escrevêssemos um pouco sobre o que entendemos do texto trabalhado.

• Objetivos

a) Estudar a poesia em língua inglesa;

b) Analisar criticamente poemas selecionados.

• Ementa

Estudo sobre poesia nos Estados Unidos do século 16 até a metade do século 20.

2) Literatura Norte-Americana II

O que estudamos em Americana II foram as short stories, ou seja, os contos, que são as prosas narrativas. Gostei muito dessas aulas e como fiz essa matéria no penúltimo período, já tinha alcançado uma segurança maior em falar inglês, então comecei a participar das aulas e das análises dos contos. Era uma turma pequena, mas um pouco maior do que a de Americana III. A sugestão da grade era que essa disciplina fosse cursada no sexto período, mas como muitos alunos acabam começando a trabalhar durante a faculdade e deixam as matérias consideradas as mais difíceis para o fim, a turma era formada por alunos mais velhos.

O professor não nos deixava intimidados a falar em sua aula, contudo, como ele explicava bem e era divertido, nós mesmos sentíamos vontade de participar. Foi uma das turmas que mais gostei na faculdade.

• Objetivos

a) Estudar os contos em língua inglesa;

b) Analisar criticamente os contos selecionados.

• Ementa

Estudo sobre a prosa de ficção nos Estados Unidos do século 18 aos dias atuais.

3) Literatura Norte-Americana III

Nessa matéria estudamos algumas peças como: Death of a Salesman e The Crucible, ambas de Arthur Miller; The American Dream,de Edward Albee; Cat on a Hot Tin Roof, de Tennessee Williams, entre outras. As aulas eram focadas na discussão da peças. A professora pedia para que lêssemos em casa, tantos as peças quanto o material de apoio, e trouxéssemos nossas impressões sobre o texto.

Foi uma das turmas que eu menos gostei, porque como tinha insegurança com inglês, ficava muito intimidada pela chance da professora pedir que eu falasse o que entendi da peça.E como as turmas geralmente eram pequenas,com menos de dez alunos, era quase que uma obrigação falarmos em aula. As turmas eram reduzidas porque a maioria já estava no sétimo período ou a frente (eu estava no sexto) e muitas pessoas ficaram pelo caminho, desistindo do curso ou deixando essa matéria para fazer bem perto do fim a faculdade. Mas se você gosta de falar a língua inglesa, isso não será um problema como foi para mim. Outra crítica que faço àquelas aulas é o fato de serem focadas na leitura de diversas peças, sem um aprofundamento sobre nenhuma. As avaliações eram seminários.

• Objetivos

a) Estudar o teatro em língua inglesa;

b) Analisar criticamente peças selecionadas.

• Ementa

Estudo sobre o teatro nos Estados Unidos da segunda metade do século 19 aos dias atuais.

4) Conclusão

Em resumo, nas matérias de Literatura Norte-Americana eu acabei tendo mais aulas boas do que ruins. Claro que o jeito que as aulas eram conduzidas contribuiu bastante para que eu gostasse ou não da matéria e outro fator foi minha habilidade com a língua inglesa. Um detalhe a destacar é que todas as avaliações e aulas dessas matérias eram escritas e apresentadas em língua inglesa, o que pede que você já entre na faculdade com um bom nível da língua.

Uma boa aula dessa disciplina inclui analisar a estilística do autor, juntamente a uma boa explicação do professor. Na maioria eu tive isso, porém as aulas que era esperado que nós lêssemos e apresentássemos as análises sem nem uma explicação prévia foram as que menos gostei e, por consequência, as que menos acrescentaram na minha formação enquanto aluna e futura docente.

Porém, independentemente do professor, um aluno que gosta da matéria e é esforçado pode ser bem sucedido, com toda certeza. Um exemplo que tenho disso é uma amiga que nessas aulas que não gostei, por serem mais “bate-papos” sobre os textos, ter ido tão bem a ponto de fazer sua monografia sobre uma das peças debatidas. Atualmente ela cursa pós-graduação de Ensino de Língua Inglesa. O docente influencia, sim, mas o aluno é o maior responsável pelo resultado positivo ou negativo da matéria estudada.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.