Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Letras: Literatura Comparada



A disciplina de Literatura Brasileira é do curso de Letras, matéria obrigatória com carga horária de 66 horas, no qual temos discussões em seminários temáticos sobre mestres da literatura brasileira.

A Literatura é a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos.

Estudam-se nesta matéria grandes autores e suas reflexões do estudo comportamental e social de um povo em sua época, desde a origem da literatura até o movimento literário modernismo. Tais como; Gregório de Matos; Castro Alves; Machado de Assis; Aluízio Azevedo; Clarice Lispector; Carlos Drummond de Andrade e etc.

As aulas geralmente acontecem em um ou dois dias da semana; analisamos os textos, seja o livro todo, trechos, poemas, contos, sempre associando ao fator histórico sócio cultural que levou o autor a produzir tais escritos.

As dificuldades que encontrei nessa disciplina foi o de relacionar a produção textual com a sua época, relacionar início e fim de uma determinada transição dos movimentos literários e suas específicas características.

Os professores visam proporcionar aos seus alunos discussões sobre temas que ainda são discutidos nos dias atuais, tais como diferenças sociais, preconceitos, casamento, educação, religião, política, entre outros.

Sendo assim, o professor que se propõe a trabalhar com o texto literário em sua aula espera que seus alunos tenham um ponto de vista crítico e com grande conhecimento linguístico e cultural baseado em suas respectivas leituras e análises.

Essa disciplina aguçou a minha criatividade e aumentou ainda mais a minha paixão pela leitura, além de tornar-me um leitor critico e apto a desenvolver diferentes maneiras de analisar um determinado ponto de vista; respeitando; valorizando e estabelecendo a minha leitura como base ao meu próprio ponto de vista com relação a todos os tópicos.

A comunicação entre os povos não seleciona palavras, contempla ideias, difunde conhecimento e promove a língua constantemente como organismo vivo que se modifica e eterniza pensamentos e isso também se dar por meio de diferentes manifestos literários que cumprem extraordinariamente a sua função no papel do estudo cultural de um povo ou de uma época em seus valiosos manuscritos.

Leonardo Jurema Dos Santos graduado em Letras - Licenciatura: Habilitação em Português e Inglês, fazendo jus ao título de Licenciado e também certificado em ensino da língua inglesa para adultos falantes de outros idiomas pela Cambridge English Language Assessment. Facebook: Leo Leozito, email: [email protected]



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos