Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Jornalismo- Disciplina Jornalismo Integrado



Jornalismo integrado – a base para um jornalista completo

A maioria das pessoas que inicia o curso de jornalismo tem uma visão mais utópica do mundo, quer mudar o mundo por meio de suas palavras e levar uma informação verdadeira e coerente. Essa era pelo menos a minha visão ao ingressar na faculdade, mas a realidade foi um pouco diferente. Eu vi muitas possibilidades além do jornalismo de reportagem e a aula de jornalismo integrado foi o meu primeiro contato com a amplitude que o curso oferece.

Toda essa visão gloriosa do jornalismo saudosista da época da ditadura parece muito distante do jornalismo comercial e integrado atual não é? Muitas pessoas dizem que trabalhar o jornalismo integrado e a comunicação organizacional focada em promover os benefícios de uma empresa não é jornalismo, ou seria antiético. Mas, eu digo para você que sim, existe um brilho no olhar jornalístico nesta área.

Tudo é integrado hoje em dia e por que a comunicação não seria? Ao fazer um planejamento de comunicação integrado para a promoção de uma empresa eu gero valor a ela, gero movimentação de mercado, gero visibilidade por meio de uma comunicação jornalística voltada aos interesses sim de um determinado cliente.

Aulas

Nas aulas desta disciplina, lembro-me bem que tínhamos de desenvolver um plano de comunicação integrado para a promoção de uma empresa (de nossa escolha) e, ao final do trabalho, deveríamos oferecer a proposta de negócio para esta organização. Foi a matéria mais próxima da área administrativa que eu tive.

Fiz um trabalho sobre um colégio renomado de São Paulo, mas que por conta da comunicação falha ele estava perdendo alunos, potenciais alunos e sendo esquecido ao longo do tempo. Meu grupo propôs um trabalho integrado de comunicação via online, off-line e com um trabalho efetivo de assessoria de imprensa para a promoção dos diferenciais do colégio.

Como a professora que ministrava essa disciplina era uma experiente profissional do mercado de assessoria de imprensa, ela nos orientou de maneira muito clara e, ao apresentarmos o projeto para o colégio tivemos uma grata surpresa, eles amaram e nunca haviam pensado em trabalhar algo nessa linha para se promoverem.

Ao ver a satisfação do colégio em usar a comunicação como parte estratégica de seu negócio e, por meio deste processo perceber a excelência de ensino que estava escondida por conta da não divulgação dos diferenciais daquela entidade, vi o quão importante é a comunicação corporativa integrada.

Vi que sim, continuo sendo uma jornalista, escrevendo sobre o que eu gosto mesmo em um mundo capitalista e não utópico do início do meu curso. Encontrei um mercado em ascensão na minha área e que ainda assim me faz trabalhar tudo o que eu buscava no jornalismo: aprender coisas novas todos os dias, trabalhar pelo que eu acredito e escrever.

Esta disciplina mudou minha visão do jornalismo para melhor.

Andrea Diniz - Uninove



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos