Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Disciplina Teoria Literária do curso de Letras



Na UERJ- FFP, pela grade de Letras Português e Inglês, a Teoria Literária é dividida em dois seguimentos: Teoria Literária I e Teoria Literária II. Já na grade de Letras Português e Literatura, essa matéria vai até Teoria III.

Nessas aulas somos levados a fazer uma reflexão crítica sobre o que é de fato literatura (pergunta de um milhão de reais) e o que dá esse status a uma obra. Trabalhamos também com conceitos de filosofia como: catarse (a obra deveria causar uma nova visão no leitor/observador), verossimilhança (a obra deveria ser possível, não fantasiosa), mímesis (a obra deveria imitar a realidade). Também analisamos poemas e narrativas, fazendo com que desenvolvêssemos a habilidade de discorrer sobre literatura de forma acadêmica.

1) Minha Experiência

Essa matéria é tão complexa que um livro famoso sobre ela se chama “O demônio da Teoria”, de Antoine Compagnon. A faculdade sugere que façamos essas disciplinas nos dois primeiros períodos do curso. O que é terrível! No meu primeiro período lembro-me de ficar desnorteada tentando ler os textos extremamente rebuscados dos autores de Teoria. Nós simplesmente não tínhamos bagagem para aproveitar de fato aquela matéria logo no começo dos nossos estudos.

Teoria Literária I é basicamente a desconstrução da literatura, levantando a questão do porquê algumas obras serem consideradas cânones e outras relegadas a falta de cultura. Teoria Literária II consiste em praticar o que aprendemos com a primeira matéria e, enfim, analisar algumas obras (textos curtos e poemas).

Gostei bastante de Teoria II e odiei Teoria I. Mas acredito que não tenha gostado da disciplina em primeira mão, porque ainda era muito novata na faculdade e os textos eram complicados de ler. De longe uma leitura fluida de um bom livro para relaxar. Na verdade, esse tipo de leitura cansa-me demais, prefiro textos claros, simples e diretos, o que se reflete na forma que eu escrevo também.

2) O Currículo

A matéria pretende que o estudante seja um leitor crítico logo no início do seu curso. Com isso, tanto Teoria I quanto Teoria II, fornecem ferramentas para que o aluno consiga pensar de forma mais analítica e ser capaz de fazer uma boa crítica literária.

- Teoria Literária I

• Objetivos

a) Promover o estudo e a reflexão crítica de textos que norteiam a construção de conceitos básicos da teoria da literatura: catarse, verossimilhança, mímesis;

b) Compreender o conceito de gênero e suas transformações;

c) Ler e analisar criticamente textos literários significativos.

• Ementa

Estudo sobre conceitos e funções da literatura; gêneros literários.

- Teoria Literária II

• Objetivos

a) Promover o estudo e a reflexão crítica de textos que norteiam a construção de conceitos de narração e poética.

b) Ler e analisar criticamente textos literários significativos.

c) Orientar a elaboração e apresentação de trabalhos, escritos e orais, individualmente ou em grupo, visando a formar e propiciar subsídios para a prática docente.

• Ementa

Estudo sobre a narrativa e a lírica.

3) Conclusão

As classes de Teoria Literária são muito importantes na formação do professor, especialmente do professor pesquisador. Acredito que não seja a melhor opção colocá-las logo nos primeiros períodos. Hoje vejo que poderia ter aproveitado muito mais aquelas aulas. Porém isso também depende da sua maturidade enquanto aluno, eu não tinha experiência para tirar o máximo daquelas aulas, talvez você tenha. Um grande exemplo disso é um colega que já desde o primeiro período entrou para o grupo de pesquisa do professor dessa matéria e hoje em dia está fazendo mestrado em Teoria Literária pela UERJ do Maracanã. Teoria II foi muito mais fácil para mim, até porque já tinha passado o susto inicial de caloura. Em resumo posso dizer que é uma matéria essencial, mas eu gostaria de ter feito depois de algum tempo dentro da faculdade.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos