Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Letras: Gêneros Textuais



Na UERJ, Faculdade de Formação de Professores do Paraíso, vemos gêneros textuais com mais detalhes em conjunto com a matéria de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio. Temos a parte prática, que é a aplicação em campo, e a parte teórica, que é o estudo dos gêneros textuais

O Currículo

A disciplina de Estágio envia o aluno para atuar no colégio, apresentando uma aula para a turma de Ensino Médio escolhida. Essa aula deve ter como tema um gênero textual decidido pela professora juntamente com os graduandos.

Existem diversos gêneros textuais, entre eles: Conto, Fábula; Lenda; Diário; Texto de opinião; Ensaio; Resenhas críticas; Texto expositivo; Seminário; Conferência; Palestra; Entrevista; Texto explicativo; Relatório científico; Receita; Textos prescritivos etc. Nessa disciplina o foco foi nos gêneros orais. Durante as aulas nós deveríamos apresentar uma sequência didática com o tema de gêneros textuais e aplicar pelo menos uma parte da sequência planejada no colégio.

Cada grupo ficava responsável por um tema e uma leitura. A divisão foi a seguinte:

• Grupo 1 – Exposição oral

“A exposição oral em seminário: um gênero escolar muito utilizado, mas pouco sistematizado”. Cláudia Goulart.

• Grupo 2 – Entrevista

“O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa”. Letícia Priscila

• Grupo 3- Júri simulado

“Gêneros Orais: uma nova proposta de abordagem do ensino”.Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto.

• Grupo 4 – Debate

“Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito”. Ana Amélia Calazans da Rosa.

A avaliação consistia em um seminário apresentando o gênero sorteado e um texto de síntese sobre o mesmo. A segunda nota vinha do relatório de estágio, comentando como foi a aplicação do gênero na turma de Ensino Médio.

•Objetivos

Vivenciar as atividades profissionais do ambiente escolar do ensino médio, abordando a matéria de gêneros textuais.

• Ementa

Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas

Minha Experiência

Durante a aula de apresentação cada grupo falava um pouco sobre o gênero e no final fazia uma dinâmica que poderia ser utilizada em sala de aula no colégio no qual iríamos fazer o estágio. Foram várias apresentações divertidas e quando eu fiz estava na época de eleição, então uma das atividades foi um debate eleitoral.

Mas independentemente do tema que falamos sobre, nós poderíamos fazer qualquer atividade na nossa aula do estágio. Eu escolhi o gênero júri simulado e os alunos amaram. Toda a turma ficou envolvida na aula e a professora regente gostou tanto que pediu para que eu emprestasse a folha de atividade para ela fazer com as demais turmas.

Conclusão

Essa disciplina foi uma das mais interessantes que tivemos e foi muito bom fugir do comum focando nos gêneros orais. Esse fato nos fez pesquisar mais e aplicar aulas diferentes para os alunos, trazendo algo lúdico para a sala de aula. É um estágio que guardo com muito carinho e, com certeza, a melhor aula que apliquei durante a faculdade.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos