Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


EAD ou Educação a distância. Conceito e definição



A sigla EAD é usada para designar literalmente Educação A Distância e é empregada em diversos níveis de cursos e formação onde o aluno não precisa estar presencialmente em uma sala de aula ou em um local físico para estudar. Em contrapartida a mediação entre professor e aluno pode ocorrer por meios eletrônicos, como a internet, TV, vídeo conferência, telefone e outros meios.

Educação a Distância

Como funciona a educação a distância?

Normalmente as instituições precisam fazer investimentos em tecnologia para levar até o aluno as aulas e as formas de interação com os professores e a instituição. Além disso, no caso da educação superior é necessário credenciar polos de apoio presencial ao aluno. Esses polos são locais onde o aluno deverá ir semanalmente ou periodicamente para assistir aulas ou realizar provas.

Para o aluno após a inscrição o mesmo deverá ir até o polo de acordo como calendário da instituição ou curso para assistir aulas, realizar atividades presenciais, provas e outros. O restante das aulas e demais atividades é feito em casa em dias e horários estabelecidos pelo próprio aluno.

Ela é legal, isto é, existe lei que regulamenta os cursos a distância?

Não existe uma lei específica, contudo a LDB – Lei de Diretrizes e Bases na Educação trata do assunto, contudo sem impor regras específicas sobre o assunto. Veja a LDB aqui: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Quem fiscaliza os cursos EAD?

No caso da educação superior é o Ministério da Educação. Para outros níveis de educação varia, mas se é educação formal como cursos de ensino fundamental, médio e educação profissional existe as secretarias estaduais de educação ou o próprio MEC. Para cursos profissionalizantes não existe fiscalização específica.

A educação a distância é algo novo?

Não. Muito pelo contrário. No Brasil desde as décadas de 30/40 já havia alguns cursos a distância, contudo foi com a popularização da internet e dos meios de comunicação é que o modelo ganhou força. As faculdades a distância são sim bem mais recentes.

A qualidade é a mesma de um curso presencial?

Qualidade é algo subjetivo e também depende muito do curso, nível e outros. No caso dos cursos superiores, o Ministério da Educação fiscaliza e cobra dessas instituições o mesmo que das presenciais. Em outros níveis o conceito é basicamente o mesmo, mas em muitos como não há regulamentação específica é mais difícil cobrar qualidade.

Quais tipos de cursos podem ser oferecidos a distância?

Cursos livres, técnicos e superiores. Não há uma regulamentação do que pode ou não ser oferecido a distância, cabe a cada instituição ou categoria estabelecer aquilo que é possível ser feito no modelo EAD ou não. Por exemplo: Um curso de medicina a distância iria depender da aprovação pelo CRM – Conselho Regional de Medicina, além do próprio Ministério da Educação.

Faculdade EAD tem a mesma validade da presencial?

Em termos legais é preciso ficar atendo ao nível do curso e se ele tem autorização. Isto se aplica a educação formal e não a cursos livres. Antes de matricular em uma faculdade ou curso técnico EAD é preciso verificar se a instituição está credenciada no MEC e se a mesma tem autorização para oferecer aquele curso:

Quem pode ou não pode estudar pelo modelo EAD?

Inicialmente qualquer pessoa, contudo cada curso exigirá um perfil de aluno, bem como pré-requisitos legais. Se para fazer uma faculdade presencial é preciso ter ensino médio, o mesmo se aplica a faculdades EAD.

Quanto ao perfil é preciso que o aluno disponha de tempo, seja autodidata e cumpra os demais requisitos exigidos pela instituição onde irá estudar.

Qual o futuro desde modelo?

Deve continuar crescendo bastante e deverá sofrer melhoras significativas de qualidade, bem como muito investimento por parte das instituições em tecnologia para melhorar a qualidade dos mesmos. Novos cursos devem aparecer, bem como a ampliação dos já existentes.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos