Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Direito - Disciplina: Direito das Obrigações



É uma disciplina que faz parte do Direito civil, com carga horária de setenta e duas horas, a vi no meu terceiro semestre do curso de direito na universidade cearense, localizado no município de fortaleza, foi um curso que fiz durante à noite.

A Universidade é Muito boa, com grande respaldo entre as demais existentes no município. Adorei fazer este curso de direito e passar por esta disciplina. O estudo do direito das obrigações te permite conhecer quais são as obrigações dos seres humanos previstos na constituição e a legislação que rege tais obrigações assim como as penalidades previstas no caso de não comprimento com as obrigações.

Direito das Obrigações

É uma disciplina do ramo do Direito, mas propriamente do direito Civil, que é vista nas Universidades, pelos acadêmicos de Direito. A disciplina proporciona o entendimento das obrigações civis.

Conteúdo programático

Nesta disciplina vimos: a introdução do direito das obrigações; suas características e importância; suas modalidades; os tipos de transferência das obrigações e como devem ser feitas; pagamento e remissão de dívida; inadimplemento, e adimplemento das obrigações e suas extinções.

Metodologia da aplicação da disciplina pelo professor

Foi uma disciplina muito prática que o professor nos demonstrou de forma teórica, através de slides preparados por ele, exposição e leitura de artigos pesquisados pelos membros da turma, organização de fichamento feito com os textos, trabalhos em equipe, tais como leituras e estudos de caso, organização de seminários com temas escolhidos pelo professor, e avaliação final.

Avaliação do aluno

O professor foi bastante criterioso na aprovação do aluno aplicando uma prova que exigia de nós o total conhecimento de todas as obrigações existente na constituição e no código civil, a nota foi dividida em três modalidades: primeira nota pela presença do aluno em sala e a participação do mesmo nas atividades, segundo pela elaboração do seminário e terceiro a nota da avaliação, soma-se tudo e divide por três temos então nossa média na disciplina.

Bibliografia utilizada em sala

Vimos a disciplina através do código civil, da constituição e do livro: Obrigação como processo de autoria de Clóvis Sousa e Silva.

Opinião sobre a disciplina

Foi uma excelente disciplina que exige bastante do aluno, foi muito árduo estudar sobre o tema mais de fundamental importância para quem escolhe fazer direito. Aprendi muitas coisas sobre a obrigatoriedade de cumprir com nossos direitos e de execre nossa cidadania. O aluno tem que estudar bastante e procurar sempre se atualizar em relação as leis que vão sendo criadas e as emendas novas que surgem sempre, pois vira e mexe estão fazendo adaptações.

José Nilomar



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos