Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Geografia: Matéria Geografia Urbana



A geografia urbana é a área da geografia que estuda as cidades, a geografia urbana envolve o surgimento das cidades o seu desenvolvimento, ela envolve muitos aspectos, como o físico, o social, econômico entre outros.

A curiosidade é que o estudo da geografia urbana ganhou força a partir da segunda guerra mundial, devido a reorganização das cidades.

O que a geografia urbana estuda?

Como o próprio nome já diz ela é urbana e se refere a cidades, mas não é só isso, a geografia urbana estuda o desenvolvimento das cidades o crescimento da população, os centros industriais, o urbano do não urbano.

Estudamos a diferença dos termos urbano e cidade, apesar de serem normalmente usados como sinônimos, são elementos são elementos diferentes urbano são as práticas e a cidade são as obras.

Estudar o desenvolvimento de um local é interessante, eu observei, por exemplo a mudança que uma cidade teve em dez anos, a construção de Prédios de moradia, a instalação de fabricas, o desenvolvimento econômico; e como o rural se envolvia cada vez mais com o urbano.

A geografia urbana é responsável pelas informações sobre a população, seu desenvolvimento, sua reprodução social.

Dentro da matéria de Geografia urbana estudamos também a hierarquia urbana, que se divide em cinco grupos: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.

Quando iniciei as aulas não tinha a noção de como a geografia se estendia a tudo, eu tinha a mentalidade de mapas, de estados e capitais, não fazia ideia da amplitude da geografia o de como é fascinante estudar esta matéria.

As aulas

As aulas eram normalmente praticas, saiamos de dentro da sala de aula para termos aulas nas praças por exemplo, as aulas eram muitos produtivas aprendíamos bastante, além de não serem aulas rotineiras.

Perceber o desenvolvimento de um determinado local, como as pessoas mudam, como a arquitetura de uma cidade pode mudar em pouco tempo, tudo isso chama a atenção e nos faz querer se aprofundar mais e mais.

Dificuldades

A minha dificuldade foi diferenciar o urbano e cidade, pois eu pensava que eram a mesma coisa, eu realmente tive muita dificuldade nesta parte da matéria, eu só comecei a entender a diferença quando começamos a ter aulas práticas pois íamos a campo. Outra dificuldade que eu tive foi perceber que o rural está cada dia mais se tornando urbano.

Conclusão

A geografia se estende, não fica só nos mapas, a geografia esta no dia a dia, estudar a mudança de comportamento de pessoas, o crescimento físico de um local. Tudo isso é importante e fazer essas pesquisas com cuidado, ajuda muito o desenvolvimento das pessoas.

Aparecida Cristina da Silva, graduada em 2011, Universidade Anhanguera



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos