Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciências Sociais – Faculdade de Engenharia Civil



Esta disciplina estuda o homem e seu entorno na sociedade. É uma matéria com enfoque na Antropologia, Ciência Social que estuda desde as relações primitivas do homem, seus valores, suas normas, suas crenças, sua cultura.

Opinião sobre a matéria

É uma matéria da vertente de Humanas, derivado da Sociologia e Filosofia. É também muito teórica, e aplicada logo no primeiro semestre da graduação. É considerada uma matéria básica para todos os cursos de graduação, independente da área.

O que é estudado

São estudados tópicos como: estudo do homem sob o aspecto filosófico, estudo do homem sob o aspecto antropológico, sociedades, grupos humanos, evolução do homem, o conceito de cultura, elementos da cultura, o senso comum, entre outros. É uma disciplina com enfoque na reflexão crítica do homem como um ser complexo e paradoxal.

Comparado aos outros seres vivos da natureza, o homem é um dos mais fracos. É mais lento que um animal de caça, mais fraco que um touro, uma simples descarga elétrica de uma tempestede pode matá-lo. Mas mesmo assim, ele controla todos (ou quase todos) os ambientes em que atua.

O que diferencia o homem é que ele é um ser pensante, que constrói uma sociedade civilizada e passa os conhecimentos adquiridos através das gerações.

A antroplogia estuda o homem como um ser pertencente a uma sociedade em três aspectos: através da sua atuação como um indivíduo pertencente a uma comunidade, através de sua história (crenças, costumes, arte, linguagem) e através de sua evolução (patrimônio genético, características anatômicas e fisiológicas).

Além disso, são apresentados conceitos de humanismo, alteridade e etnocentrismo e como a sociedade tem se comportado desde os primórdios até os dias de hoje.

Como são as aulas

As aulas são bem teóricas, com o estudo de diversos textos e sobre a filosofia, antropologia e sociologia. São assuntos abordados na formação de todos profissionais, pois estabelecem a relação do homem como um ser pensante na sociedade em que vive. Por ser um assunto da área de Humanas, muitos alunos de engenharia tem um certo desinteresse pela disciplina. O professor pode pedir a apresentação de trabalhos em sala de aula,para aulas mais dinâmicas e participativa entre os alunos.

Principais dificuldades

Não é uma disciplina que apresenta dificuldades. O que pode se tornar um impasse é o desinteresse de alguns alunos pela disciplina, por ser algo que eles não esperam em um curso de Exatas, principalmente no início da graduação.

Conclusão

As ciências sociais estão presentes nos dias de todos os seres humanos, pois somos organizados em sociedade, e entender essa dinâmica é o objetivo central do curso. Entender de onde viemos, onde chegamos e para onde vamos é essencial para compreender nossa história como humanidade e nosso comportamento na sociedade.

Viviane Alves,engenheira civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos