Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Administração: Elaboração e Análise de Projetos



O planejamento é essencial na vida de qualquer pessoa, e não seria diferente na vida de um futuro administrador. Estabelecer um começo, metas e caminhos a seguir em um determinado projeto de curto, médio ou longo prazo, pode significar bons resultados. A matéria Elaboração e Análise de Projetos te ensina como criar um plano de sucesso, pôr ideias em prática de forma minuciosa e correta.

Idealizando projetos

Em um projeto deve-se apresentar um catálogo de atividades e com este estabelecer propósitos as partes relacionadas, para assim sua finalidade ter o objetivo desejado; as características de uma projeto são: promover inovação, ter sua unicidade, temporalidade (começo, meio e fim), promover alguma melhoria pessoal ou para o bem comum da sua comunidade.

Gerenciar projetos não é nada fácil, mas também não é impossível: com um corpo de regras, comunicação, escopo, conhecer o potencial de cada parceiro envolvido, é garantia de um ótimo encerramento de ciclo.

Falando um pouco sobre as aulas teóricas, tenho ótimas lembranças sobre essa disciplina, uma delas é que lecionando o conteúdo a professora falava sobre experiências com outros alunos; como quando ela relatou que um ex-aluno a abordou para contar que iria abrir uma lavanderia, ela ficou maravilhada com a forma que ele tinha planejado tudo e afirmou que ele, com certeza, teria sucesso; lembro que ela também comentou sobre uma aluna que apresentou uma planta de como seria sua futura casa, ou seja, ela se sentia de alguma forma fazendo parte de um momento importante da vida daquelas pessoas, achei muito interessante ela compartilhar essas experiências conosco.

O nascimento de um projeto na vida de uma pessoa se dá por vários motivos, seja pra melhorar sua saúde, seja pra bater uma meta profissional, seja por conta do mercado de trabalho, sempre é válido quando foca na disciplina e quando o objetivo é agregar resultados positivos.

Concretizando projetos

A parte prática da aula, com certeza, era o que aproximava mais a turma, e realmente todo mundo gostava. Nas primeiras semanas a professora pediu pra iniciarmos um esboço de um projeto social, lembro que eu e meu grupo fizemos isso em uma hora, então levamos para a professora, e obviamente estava cheio de erros porque colocamos no papel tudo que estava em nossa mente e não obedecemos algumas regras iniciais, então ficou confuso.

Creio que um projeto leve em torno de duas semanas pra se concretizar e foi esse tempo que a professora nos deu. E tudo foi interessante pra nós, porque nos concentramos (eram cinco meninas, incluindo eu) no que mais gostávamos, que eram os animais.

Então criamos a ONG “Abrigo Melhores Amigos”, óbvio que era apenas um trabalho da faculdade para apresentarmos, mas durante a pesquisa e todo o processo de criação, descobrimos que cada uma tinha sua “ong particular”, cada uma tinha 2 ou três animais em casa, todos tirados da rua, isso foi muito legal…enfim, fizemos um ótimo trabalho, tiramos uma ótima nota e tivemos uma experiência inesquecível juntas.

Conclusão

O conteúdo nos apresenta a melhor forma de desenvolvermos um plano, que mesmo obtendo sucesso ou não transformam nossas vidas; não se pode desistir porque metas estão aí pra serem alcançadas e quebradas, e as regras de como desenvolver um bom projeto já está escrito nos livros e apostilas, basta paciência e persistência pra se alcançar o resultado desejado.

Mayara Priscila - Administração de Empresas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos