Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia – Ética Profissional



Neste reencontro eu te trago minhas considerações sobre a disciplina de ética profissional.

O que é ética e porque o uso que fazemos dela é determinante na prática profissional?

Um dos primeiros conteúdos trazidos nesta disciplina é o debate entre ética e moral. Diferenciá-los é útil para compreender como se posicionar em determinados conflitos. Ambos podem se referir a costumes adquiridos por transmissão transgeracional ou adotados de modo consciente durante a vida profissional. Os conceitos de certo e errado podem ser postos à prova a qualquer tempo durante a prática profissional, por isso compreender o que é ética e quais são as determinações éticas da categoria dos psicólogos é de suma importância para uma carreira limpa e de boas projeções.

O que se estuda nessa disciplina?

Invariavelmente o ponto de partida será o código de ética em psicologia, escrito pelo conselho federal de psicologia. Poderão haver ainda outras fontes teóricas sendo utilizadas para basear as discussões sobre ética e moral, mas fundamentalmente o material escrito pelo nosso órgão regulador é a fonte principal. Cada professor a conduzirá a seu modo. A minha professora passou artigo por artigo e fez alguns trabalhos em grupos. O objeto de estudo são os posicionamentos comportamentais e de atitude que o profissional de psicologia deve ter diante de determinadas situações e a forma como se devem fazer alguns procedimentos padronizados como a redação de laudos e pareceres, por exemplo.

Como são as aulas?

Se não houver criatividade da parte do professor são bem pesadas e difíceis de absorver.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

O peso do conteúdo e a psicodinâmica da minha turma. A aula geralmente se dirigia para discussões que eu julgava serem sem sentido. Isso produzia em mim um efeito bem negativo que geralmente me levava a sair da sala no intervalo e não retornar antes do término da aula. Com o tempo eu fui perceber que o principal prejudicado era eu próprio.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Nesse contexto é cobrado que se saiba interpretar as proposições contidas nos artigos e tentar estabelecer posicionamentos.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Ela contribuiu para que eu pudesse compreender como agir em determinados tipos de conflitos que poderiam aparecer na minha prática profissional.

Ética profissional no dia a dia

Tu poderás estar sendo antiético sem dar-se conta a qualquer tempo. Algumas situações descritas no código acabam acontecendo diante dos nossos narizes sem nós nos darmos conta. Uma das principais situações que se encaixam nesse perfil são as situações envolvendo o anonimato dos pacientes ou o vínculo prévio de outros ambientes com eles.

Meu primeiro ano como profissional após a graduação em Psicologia

Um dos meus principais pesadelos após a graduação foi a ética profissional. Morria de medo de ser acusado no conselho regional de psicologia por diversos motivos durante o período em que eu trabalhei no Centro de Referência na Assistência Social. Inicialmente foi um desafio homérico pra mim, por se tratar do setor público e por ser este órgão um lugar em que a psicologia foi inserida sem ter um referencial teórico, uma ideia concreta do que deve ser feito.

No município em que eu trabalhava nessa época, não havia CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) para atender às demandas de violência doméstica, infantil e contra idosos e isso tudo acabava se somando as demandas preventivas que eu tinha que conduzir no CRAS. Lembro-me de ter atendido alguns casos que requereram a minha presença em audiências judiciais, o que por si só já me desgastava e ampliava esse temor pelas ações contra o meu registro no conselho regional e psicologia. Pense nisso.

Gratidão.

Alexandre Herzog, psicólogo CRP 07/21518, graduado em psicologia pela FACCAT RS.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos