Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Biológicas: Biologia Molecular



A disciplina de Biologia Molecular faz parte da grade curricular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. A disciplina faz parte do núcleo comum das matérias de licenciatura e bacharelado. É de caráter obrigatório, possui carga horária total de 72 horas, sendo estas dividas em 64 horas teóricas e 8 horas de prática. É oferecida anualmente, no turno da noite, onde as turmas de bacharelado e licenciatura se unem em uma única turma.

Os estudos são iniciados sobre análises básicas da estrutura “DNA”, com a evolução dos estudos sobre o DNA e teorias sobre a formação estrutural e química do mesmo. É apresentado o microscópio e as técnicas de manuseá-lo. Em seguida, um estudo mais aprofundado sobre as estruturas e características do DNA.

O que é?

A Biologia Molecular é a disciplina da Biologia que estuda sobre o DNA, onde são estudados sobre como ocorrem, onde e os processos envolvidos na estrutura do DNA , a replicação e organização dos ácidos nucléicos, código genético, síntese de proteínas, controle da expressão gênica em eucariotos, procariotos e vírus. Bem como também é visto sobre as aplicações das tecnologias de manipulação de ácidos nucleicos e proteínas, os processos envolvidos nas análises genômicas e proteômicas. Sobre as aplicações da biologia molecular, os principais avanços, e a importância do conhecimento a cerca do DNA.

O que se estuda nesta matéria?

São estudados os fundamentais sobre estrutura do DNA, os processos de transcrição, tradução, replicação, como ocorre a síntese de proteínas, e organização dos ácidos nucléicos, código genético, controle da expressão gênica em eucariotos, procariotos e vírus, além da apresentação e aplicação das ferramentas moleculares atuais da tecnologia de DNA recombinante e análises genômicas e proteômicas, a fim de proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais.

Como são as aulas?

As aulas são em sua maioria teóricas, expositivas, onde são abordados diversos assuntos acerca do DNA, em seus diferentes níveis de compactação, é visto também sobre como são causadas as mutações, ressaltando que há casos em que ainda não se sabe exatamente as causas. Outra pequena parte das aulas é dedicada à aulas praticas, que ocorrem no laboratório de biologia, onde são vistos na pratica muito dos conceitos elucidados nas aulas teóricas. Ao final do curso, costumam ter apresentações de seminários, com regras definidas pelo professor, com temas relacionados com a disciplina.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo de Biologia Molecular?

As principais dificuldades foram: primeiro em relação a fazer as associações dos termos usados, ou mesmo das imagens representativas, com a realidade, pois é preciso uma grande capacidade de abstração para entender melhor como funciona cada processo a nível molecular. Outra dificuldade foi em relação às aulas práticas, que ocorrem em poucas aulas, e até que o professor consiga passar para turma o objetivo da aula, uma boa parte do tempo discorre. A elaboração de relatórios referentes as aulas práticas também gera certa dificuldade, devido ao pouco tempo disponível para absorver o conteúdo visto em laboratório, levando assim a formação de muitas duvidas.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram a constituição do DNA, a explicação dos processos de transcrição, tradução, replicação, como ocorre a síntese de proteínas, o papel dos ácidos nucleicos, a importância do código genético , como ocorre a expressão gênica e porque ela é importante. Também sobre os principais processos envolvidos nas análises genômicas. Em geral a cobrança de um seminário, que pode se individual ou em grupo, conforme definido pelo professor, com tema a ser sorteado, mas a cada período pode ocorrer mudanças nas formas de avalição.

Conclusão

Entender os processos e fenômenos envolvidos no DNA é uma questão quase crucial para um formando em Biologia, quando se fala em biologia, fica quase impossível não vir à mente algo relacionado à DNA. Ele está presente em todas as formas de vida, e determina todas as funções e processos do organismo, define as suas características, é possível através do DNA prever até mesmo futuras doenças que determinado organismo possa vir a apresentar em algum estágio da vida. É possível, modificar, criar, ressaltar características especificas, silenciar genes, e ate mesmo criar um organismo vindo de um fragmento de DNA, são inúmeras as possibilidades envolvidas nos processos relacionados ao DNA.

Maria Isabel, graduanda de Ciências Biológicas da UFSJ.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos