Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Engenharia da Computação: Microcontroladores



A disciplina microcontroladores é do curso de Engenharia da computação disponível na maioria das universidades do Brasil. Este tema pode também vir agregado em outras disciplinas com outras nomenclaturas, geralmente esta disciplina é obrigatória nos cursos de tecnologia. Carga horária de 40 h.

O que é um Microcontrolador?

É um Circuito integrado (Pequeno dispositivo eletrônico composto de vários terminais) que desempenha muitas funções. Tais funções são gravadas na parte lógica do dispositivo através de programas de computador.

O que se estuda nesta matéria?

Estrutura física, componentes de um microcontrolador, tipos de microcontroladores existentes no mercado, aplicação prática e etc.

Como são as aulas?

As aulas na sua maioria são teóricas. Geralmente há um laboratório disponível para aplicações simples e testes. No laboratório usa-se o protobord para simular o funcionamento dos dispositivos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo de microcontroladores?

É necessária muita prática na programação de microcontroladores, pois trata-se de um dispositivo que necessita de uma linguagem de máquina (geralmente Assembly). No entanto, existem muitos softwares que conseguem fazer a compilação da linguagem de médio nível como C, para linguagem de máquina.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Conhecimentos sobre a estrutura e aplicação correta dos microcontroladores. Cobram também o conhecimento sobre programação de computadores. Dessa forma, o discente deve ter sólidos conhecimentos em programação orientada a objetos de forma tornar o curso mais proveitoso.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Contribuição significativa, pois através destes dispositivos é permitida a criação de diversos projetos para aplicações, tanto no âmbito comercial como industrial. A união da eletrônica com a informática é de muita importância e esta disciplina mostra exatamente isso.

Como foi meu curso superior

O Curso foi produtivo e que abre um leque de áreas para especialização. Ao fim do meu curso fiz um projeto de uma esteira que contava a quantidade de produtos que passava por ela. Usei o microcontrolador PIC 16F628. Programei em C e usei o programa PonyProg para converter a linguagem C em linguagem de máquina. Tudo foi mais na teoria por que a matéria era apenas uma introdução, no entanto foi uma experiência sensacional pois pude perceber a aplicabilidade destes dispositivos e como são inseridos na placa . No meu projeto desenhei como ficaria a placa, com os leds, display, o CI inserido. Fiz a simulação no software e apliquei o uso do microcontrolador para fazer a contagem dos produtos que passariam pela esteira.

Marthina - UNIP - Manaus - Engenharia



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos