Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Fundações Profundas



O estudo de projetos de fundações no curso de engenharia civil, faz parte do conteúdo específico deste curso. Fundações fazem parte da infraestrutura. Mas o que vem a ser fundação? A fundação de uma construção pode ser denominada a grosso modo como uma base a qual irá receber as cargas provenientes da superestrutura, dos componentes de vedação, das intemperes e das cargas adicionais. A fundação receberá todas essas cargas e transmitirá ao solo.

Existem alguns tipos de fundações as quais podem ser classificadas em rasas e profundas. A escolha do tipo de fundação usada em uma determinada edificação, vai depender do projeto estrutural desta obra. De acordo com o cálculo estrutural de uma obra define-se o tipo de fundação.

Fundações profundas

Segundo a Norma 6122/1996, as fundações profundas são aquelas que transmite os esforços que chegam da superestrutura ao solo através da base, por sua superfície lateral ou pelo conjunto das duas.

As fundações profundas podem ter as seguintes características, podendo ser estacas, tubulões e caixões. As estacas são elementos de fundação profunda executadas com o auxílio de equipamentos. O processo executivo deve está descrito no projeto. Esses tipos de fundações devem ter acompanhamento de engenheiro responsável. Quando eu fiz essa matéria, no 8° período do curso, tive um pouco de dificuldade. Esta matéria exige que o aluno já tenha conhecimento em resistência do aço, do concreto e da madeira.

Quanto ao processo de execução, as estacas podem ser classificadas em: estacas moldadas no local ou pré-moldadas. Em relação as moldadas in loco, temos as do tipo Franki, tipo Strauss, tipo Escavadas, tipo Hélice e tipo Injetadas. Em relação as estacas pré-moldadas, temos as estacas de concreto, as de madeiras e as metálicas. Essas estacas possuem vários tipos de classificação. Elas podem ser classificadas quanto a forma de funcionamento e quanto a forma de carregamento. Quando se estuda a forma de carregamento das estacas, o aluno tem de ter conhecimento das forças de compressão, de tração e de flexão. Matéria estudada na disciplina de Teoria das Estruturas.

As fundações profundas são encontradas em obras de múltiplos pavimentos, em pontes e viadutos, em subestações, entre outras. Digo que o aluno deve se dedicar ao máximo as aulas dessa matéria, pois ela é uma das mais importante do curso. Se possível, o estudante deveria fazer um estágio em empresas que trabalham com fundações. As empresas que executam obras de grande porte, normalmente, terceirizam esse serviço.

Antes de definir o tipo de fundação para uma obra é feito um estudo do solo. O tipo de solo e o porte da obra vai definir o tipo de fundação a ser executada. O aluno quando estuda os tipos de fundações, inicialmente ele aprende a fazer a sondagem em diferentes tipos de solo. É importante conhecer os tipos de solo e suas características para assim definir o tipo de fundação. O projeto de fundação de uma obra começa a ser elaborado a partir do resultado da sondagem do solo.

O projeto de fundação tem por objetivo garantir que o solo submisso a superestrutura (pilar, vigas e lajes), não sofra ruptura que possa comprometer a edificação e outras que estiverem nas proximidades. Tem por objetivo também garantir que o solo não sofra deformação que possa provocar perda da função útil. Tanto para a obra em questão, quanto para as edificações vizinhas.

Conclusão

No entanto, o estudo da matéria de fundações profundas requer do aluno muita dedicação. Mesmo se o profissional for trabalhar com obras de pequeno porte, ele estará usando o conhecimento em sondagens de solo, força de tração e compressão, tipos de materiais, entre outros conhecimentos. A fundação é a primeira etapa da obra propriamente dita.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia Civil pela Faculdade Metropolitana de Marabá-PA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos