Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Biológicas: Matemática



A disciplina de Matemática é de caráter obrigatório, e faz parte da grade curricular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São João Del Rei. Com nome de Matemática para Ciências Biológicas, a disciplina é núcleo comum das matérias de licenciatura e bacharelado. Possui carga horária de 72 horas e consiste apenas em aulas. É oferecida anualmente, no turno da noite.

Os estudos são iniciados sobre os conjuntos numéricos, as funções de primeiro grau, e demais graus, polinomiais, funções potência, raiz quadrada, em seguida começamos ver sobre taxa média de variação, posteriormente taxa instantânea de variação, e chegamos à derivada propriamente dita, depois por fim a integral.

O que se estuda nesta matéria?

Estudamos as noções de números, funções, limite, derivadas, integrais: indefinida e definida e equações diferenciais ordinárias. E algumas aplicações de métodos matemáticos nas Ciências Biológicas. Estudamos também os princípios matemáticos necessários para o entendimento de fenômenos biológicos, e demonstrações de como estes métodos são essenciais para a pesquisa.

Como são as aulas?

As aulas são teóricas, o professor faz uso apenas da lousa, há participação dos alunos, ao final da explicação de cada módulo, e antes de cada prova, é disponibilizada uma lista com muitos exercícios afim de que os alunos fixem o conteúdo, com a realização desses exercícios.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da Matemática?

Muitas foram as dificuldades com essa disciplina, considero a mais difícil do curso, creio que por não ter muita afinidade pela área. Mas foi muito difícil aprender a lidar com o uso da calculadora científica, relembrar conceitos chaves importantes da época de ensino fundamental e médio, entender as regras de derivadas e integrais. Pude perceber que grande parte das dificuldades tanto minhas como das turmas de um modo geral, são por conta de defasagem na base escolar, isso resulta num alto índice de reprovação,com cerca de 95% dos alunos reprovados, e na maioria das vezes esses alunos cursam a mesma disciplina várias vezes ate obter êxito em ser aprovado.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram um pouco de tudo, e acaba que a matéria é acumulativa, então no fim da disciplina acaba sendo cobrado tudo, mas de modo geral é muito frisado a importância de sabe sobre as taxas média e instantânea, pois entendo bem esses conceitos, o entendimento de derivada é mais fácil e consequentemente aprender integral se torna mais claro.

Conclusão

É muito comum ver os alunos se questionando sobre o porquê de apreender matemática em biologia, de fato é intrigante, mas de qualquer forma não deixa de ser importante e aplicável para ciências biológicas. Saber por exemplo a taxa de crescimento de uma determinada bactéria num determinado período de tempo é muito importante para uma posologia correta do uso de um antibiótico, bem como, saber a ação do antibiótico em relação ao número de micro organismos mortos por determinado tempo, fornece informações cruciais para uma medida correta, e tempo hábil para cura da espécime em questão. Portanto, apesar de todos os desafios, a matemática vale a pena ser estudada e compreendida na biologia, pois ela está mais presente do que podemos imaginar.

Maria Isabel, graduanda de Ciências Biológicas da UFSJ.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos