Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Disciplina Fotografia da faculdade de Jornalismo



Fotografia – uma das melhores disciplinas

Sem sombra de dúvidas as aulas de fotografias estão entre as categorias de melhores aulas do curso de jornalismo.

Apesar de todo o contexto técnico aprendido e que, às vezes, são técnicos até demais como abertura do obturador, lente exata, ISO, e uma série de outras especificações que se deve saber para saber extrair o melhor de uma boa foto jornalística, com total certeza é uma das aulas que mais exigirá sua criatividade.

Como me formei em 2007, início da era de máquinas profissionais digitais, em nossas aulas de fotografia na faculdade éramos obrigados a aprender o mecanismo de uma máquina analógica e saber fazer as programações em máquinas digitais, uma vez que nem todos os jornais já dispunham de equipamentos modernos.

Como são as aulas

Em todo o semestre houve apenas duas aulas em sala, muito teóricas e com trabalhos que exigiram um olho muito clínico para identificar as especificidades das fotos de revistas e jornais. Todo restante do curso foi ministrado em espaços abertos no laboratório de revelação (que é a melhor parte da aula).

Prepare seu nariz em caso de rinite, sinusite e afins, pois o cheiro dos produtos químicos usados na revelação artesanal de fotos é muito forte, mas ao mesmo tempo encantador.

Ver um papel em branco se tornar uma linda imagem é incrível. Nunca esquecerei a primeira foto que revelei e levei para minha casa. Até hoje tenho guardada a foto conceitual que tiramos com toda a turma e que roda nas redes sociais de todos os ex-alunos até os dias de hoje.

Aprendi a fazer fotos de estúdio, com uma iluminação incrível, conceitos para foco no rosto da pessoa, no produto a ser fotografado e focar no detalhe e momento da imagem.

Já nas aulas ao ar livre, ao fazer fotografia, seu olhar sobre o cenário muda completamente e você começa a brincar com o fundo e centralização e consegue fotos com efeitos surpreendentes. Além disso, você começa a reparar na beleza escondida em seu horizonte, princípio fundamental para uma foto jornalística que tem como dever contar uma história por meio da imagem.

Dicas

Se existe uma dica que eu posso dar para quem vai iniciar aulas de fotografia é que analisem em sites especializados as fotos jornalísticas que receberam prêmios no último ano, elas ajudarão você a entender o olhar diferenciado que todo fotógrafo deve ter.

Sabe aquele ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras? Na disciplina de fotografia você vê que esse contexto é real e passa a analisar as fotos de revistas e jornais o tempo inteiro, é automático e encantador.

Andrea - Uninove



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos