Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Vantagens e desvantagens EAD e das faculdades a distância



Fazer uma faculdade a distância pode ser uma experiência positiva ou até negativa em alguns casos, pois o modelo EAD é motivo de discussão e não há necessariamente um consenso sobre a qualidade e outros temas envolvendo esta modalidade de cursos superiores.

Como quase tudo na vida há pontos positivos e negativos e para algumas pessoas os pontos positivos acentuam-se mais do que os negativos, ou vice-versa.

Com isso é importante analisar as vantagens e desvantagens, pelo menos aquelas que são mais conhecidas e assim oferecer um plano de fundo para aqueles que desejam optar por esta modalidade de formação no ensino superior.

Sendo assim, vamos a elas

Faculdade a distância EAD

Vantagens

Praticidade

Sem dúvida nenhuma a comodidade é de longe o grande atrativo do modelo de faculdade a distância. Poder estudar em casa e conciliar estudos com outras atividades da vida cotidiana é o que chama a atenção de muitas pessoas, dada a outros compromissos já assumidos.

Fazer uma faculdade EAD é muito prático e o modelo tem muito a oferecer nesta questão. Basta ter uma conexão a internet e tudo se torna possível. Esta praticidade é um dos grandes atrativos e uma das principais vantagens de estudar a distância.

Acesso

Outra vantagem facilmente percebida é o fato de que há maior disponibilidade de cursos no modelo EAD e é mais fácil também de entrar. Não são todas as cidades do Brasil que tem faculdade presencial e quando tem há limitação de espaço, com isso, limita também a quantidade de pessoas que podem estudar.

Não é o caso do modelo EAD, cujo acesso é mais fácil e com muitas opções, mesmo em cidades pequenas no interior do país, por exemplo.

Preço

Quando disso acima que o acesso é mais fácil, me refiro também a questão do preço das mensalidades que são bem mais baixas do as praticadas no ensino presencial. O valor de uma mensalidade em uma faculdade a distância pode ficar em alguns casos até 60% ou 70% mais baixas do que a presencial.

Quebra de paradigma

A possibilidade de fazer uma faculdade a distância é também uma quebra de paradigma muito grande e embora algumas pessoas ainda tenha preconceitos contra este modelo, sem dúvida nenhuma é uma mudança muito significativa que trará sem dúvidas benefícios a longo prazo para o país

Desvantagens

Preconceito

Como citado acima, nem tudo são flores quando o assunto é EAD e muitas pessoas tem preconceito quanto a estudar em uma graduação a distância. Este fato não deve surpreender ninguém, já que preconceito é algo que acontece em muitos outros setores e das mais variadas formas, assim, este é apenas mais uma delas.

Ainda assim, isto figura como uma desvantagem e talvez tenhamos que esperar algum tempo para que as pessoas possam se acostumar e aceitar bem a ideia.

Qualidade duvidosa

Mas por que há preconceito? Talvez, uma justificativa seja o fato da qualidade da educação a distância ser um pouco duvidosa em alguns casos. De fato existem situações em que esta qualidade precisa sim ser questionada.

Não é possível generalizar nem citar casos específicos, mas escolher bem uma faculdade EAD é um exercício que qualquer pessoa interessada deve fazer e separar o joio do trigo nem sempre é algo fácil de fazer.

Modelo diferenciado

O que ocorre é que o modelo é diferenciado e isto muitas pessoas veem como uma desvantagem, mas na prática não é. Apenas é diferente.

Esta diferença está ligada principalmente ao fato de não ter aquela aula tradicional com a presença de aluno e professor no mesmo ambiente físico. A educação a distância usa muito bem os recursos modernos que temos para substituir esta presença física. É preciso compreender isso.

Formação rasa

Devo admitir que para alguns cursos a formação é um tanto quanto rasa. Esta expressão pode ser estranha, mas aqui ela significa algo pouco aprofundado em termos de conhecimento, prática e habilidades necessárias.

Eu fiz um curso superior a distância e senti isso. Não me atrapalhou, pois como eu já trabalhava na área e tinha conhecimento do assunto, fui pescando aquilo que me parecia novo ou que não tinha uma visão muito completa, mas uma pessoa leiga teria uma formação muito rasa com o que foi visto na faculdade.

Não quero dizer com isso que todos os cursos sejam assim, mas temo que existam muitos por ai.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos