Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


UNIP transferência, cursos a distância e virtual



As mudanças de cursos são comuns, seja ela na mesma instituição ou mesmo para outra. Isto acontece pois os planos das pessoas mudam, nem sempre o curso desejado é aquele que as pessoas conseguem se adequar e por inúmeras outras razões surgem a necessidade de transferir, inclusive de modalidade, como EAD para presencial e vice-versa.

Veja abaixo algumas informações importantes sobre como isso acontece na Universidade Paulista e em outras instituições de ensino superior no Brasil.

transferência unip

É possível fazer a transferência para outro curso da UNIP?

Sim. Um aluno que estuda na UNIP e deseja mudar de curso, poderá fazer a qualquer momento. Neste caso é necessário analisar quais matérias ou disciplinas do curso estudado também existe no outro curso. Com isso será possível inclusive fazer a eliminação dessas matérias.

Se for para outra instituição o processo é mesmo, porém, existem diferenças nas grades curriculares e a análise fica um pouco mais detalhada. Veja abaixo.

É possível fazer a transferência para um curso a distância na UNIP virtual ou vice-versa?

Sim. Também é possível mudar de modalidade de ensino, isto é, se a pessoa estuda na educação presencial e deseja mudar para a modalidade a distância, bem como o inverso, ou seja, da modalidade a distância para a educação presencial.

Se for no mesmo curso é mais simples e provavelmente não haverá perda de conteúdo estudado, se for para curso diferente prevalece a mesma situação da pergunta anterior.

É possível fazer a transferência para outra universidade sem perder o que já estudei?

Também é possível. E neste caso prevalece também a mesma situação da primeira pergunta. No caso de instituições diferentes, um mesmo curso pode ter disciplinas a mais ou a menos e isto precisará ser analisado também.

Um problema que pode acontecer em casos assim é o seguinte: Imagine que você tenha cursado o 4º e você faz a transferência e entra no 5º semestre em outra faculdade. Lá você irá cursar as matérias D, E, F e G. A matéria A está no segundo semestre, a B no terceiro e a C no quarto. Resultado, você precisará cursar em paralelo essas matérias de semestres anteriores.

Minha filha estudava na UNIP e transferiu para outra faculdade e como a grade era ligeiramente diferente, ela teve de cursar mais tempo do que o habitual, já que muitas matérias que ela ainda tinha que cursar estavam em semestres diferentes. O mesmo aconteceu com meu filho que mudou da Unimep para a PUC de Campinas e no caso dele ocorreu a mesma coisa.

Na prática o que acontece é que você ficará com janelas em algumas aulas e tendo que cursar matérias em semestres diferentes, isto geralmente produz um atraso e você acaba tendo que cursar um ou dois semestre a mais.

O que é preciso fazer para a transferência?

No caso da UNIP, você precisará pedir na secretaria da universidade o histórico escolar e a grade curricular das matérias estudadas. Com esses documentos é possível verificar o que já foi estudado e o que será estudado, fazer uma comparação e assim determinar as matérias que serão eliminadas.

O que é a UNIP virtual?

Desde que a educação a distância ganhou força no Brasil e surgiram as primeiras faculdades a distância, A Unip vem também atuando neste segmento, portanto Unip virtual nada mais é do que os cursos oferecidos na modalidade a distância ou mesmo disciplinas de cursos presenciais que podem ser feitas a distância.

Qual a diferença entre cursos presenciais e a distância?

Cursos presenciais são aqueles em que o aluno precisa cumprir em sala de aula um percentual da carga horária do curso, geralmente 75% de presença. Já os cursos a distância são aqueles em que a carga horária presencial é substituída por atividades a distância e assim o aluno não precisa estar presencialmente em todas as aulas. Contudo, em muitos modelos de educação a distância o que funciona é o modelo semipresencial ou parte é feito a distância e parte no polo de atendimento ao aluno.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos