Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Nutrição. Disciplina Nutrição e Dietética



Em dietética o aluno do curso de nutrição vai estudar cálculos para avaliar o estado nutricional dos indivíduos, sua necessidade energética, grupos alimentares, tabela de composição dos alimentos, necessidades de micronutrientes. Nesta disciplina pode-se saber como um nutricionista calcula a dieta para um paciente que tem necessidades específicas, podendo-se assim iniciar a experiência que futuramente será rotina para alguns.

O material para estudo são tabelas e apostila de exercícios

Nestas aulas há vários estudos de caso para calcular os planos alimentares e pode-se dizer que esta é uma das matérias mais práticas do curso porque na vida profissional o nutricionista vai ter exatamente as mesmas situações se trabalhar em um consultório, esta é uma disciplina chave do curso e precisa ter uma atenção especial.

Dificuldades

A complexidade desta disciplina está em assimilar os vários cálculos e as várias fórmulas que existem para montar uma dieta de acordo com a necessidade do indivíduo, assim como ajustar corretamente as porcentagens dos macronutrientes e também adequar os micronutrientes ( vitaminas e sais minerais) de acordo com as referências internacionais da quantidade diária necessária, sendo preciso raciocinar de maneira que no final toda a dieta esteja adequada, porém é deste modo que um profissional da área vai agir na sua prática.

O que se cobra na disciplina

O professor espera o raciocínio do aluno para diferenciar qual forma de cálculo usar de acordo com as necessidades de cada indivíduo (por exemplo um atleta tem necessidades nutricionais diferentes de um sedentário).

Na minha faculdade havia uma apostila com vários exercícios e era preciso fazê-los em casa para serem corrigidos na sala de aula e isso era muito cobrado, também havia uma prova surpresa em algumas aulas e essa era uma maneira de nos obrigar a estudar sempre.

Dicas para estudo

  1. Organize o material e repita os exercícios da apostila
  2. Pegue pessoas próximas e faça estudos de caso com elas usando os cálculos das fórmulas, quanto mais praticar mais vai aprender.
  3. Reveja os erros. Após corrigir os exercícios é importante identificar os erros e perceber porque aconteceram.
  4. Leia com atenção os estudos de caso. É importante perceber cada detalhe porque alguns erros são cometidos por distração.
  5. Estude em grupo. A melhor maneira de assimilar um conteúdo é discutindo sobre o que está se aprendendo.

Conclusão

A disciplina de dietética serve para que o aluno comece a ter uma noção do que é a rotina de um nutricionista que trabalha na prática clínica, exige raciocínio lógico e percepção para saber o que se aplica de acordo com as necessidades nutricionais de cada um.

Marilucia Lima - Nutricionista com especialização em Nutrição esportiva e estética



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos