Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Sistemas de Informação: Governança de Tecnologia da Informação



A disciplina de Governança de TI faz parte de praticamente todas as grades curriculares dos cursos superiores da área de informática. Ela pode ter outros nomes, tais como: Gestão de TI, Gestão da Infraestrutura de TI, etc… A sua carga horária total em geral é de 60 a 80 horas.

O que é a matéria de Governança de Tecnologia da Informação?

A Governança de TI tem a finalidade de prover o estudante de conhecimentos necessários para que ele possa contribuir para a área de TI estar alinhada ao negócio da empresa. Ou seja, fazer com que a infraestrutura de TI da organização esteja parametrizada e organizada de forma a atender aos objetivos estratégicos da empresa.

O que se estuda nesta matéria?

O conceito de Governança de TI é oriundo do conceito de Governança Corporativa. A Governança Corporativa pode ser entendida como um conjunto de políticas que tem por finalidade garantir que uma organização atua com transparência e confiabilidade perante o governo, investidores e acionistas. Considerando que todas as informações financeiras e contábeis das organizações são armazenadas e manipuladas em sistemas de informação, é preciso assegurar que estas informações tenham confiabilidade. A solução para esta questão é a Governança de TI.

Assim, na disciplina de Governança de Tecnologia da Informação o estudante aprende sobre alinhamento estratégico entre a área de TI e o negócio da empresa. Além disso, a matéria aborda os frameworks (bibliotecas) de melhores práticas de gestão de TI, tais como ITIL, Cobit, NBR-ISO/IEC 27000, entre outros. Um assunto importante abordado também é o conceito e aplicação da ferramenta Balanced Scorecard (BSC).

Vou explicar resumidamente os itens a seguir:

ITIL (Information Technology Infraestructure Library): É um conjunto de informações cujo objetivo consiste em se promover um melhor gerenciamento de serviços de TI. Trata-se de uma relação de melhores práticas a serem utilizadas nas organizações.

Cobit (Control Objectives for Information and related Technology): É um conjunto de boas práticas voltado para a Governança de TI. O Cobit é organizado numa estrutura composta por quatro elementos chamados domínios, que são: “planejar e organizar”, “adquirir e implementar”, “entregar e suportar”, “monitorar e avaliar”.

NBR-ISO/IEC 27000: As normas da família ISO 27000 abrangem as normas ISO 27001 e ISO 27002, as quais são voltadas para a segurança da informação.

Balanced Scorecard (BSC): É uma metodologia voltada para controle e medição do desempenho de uma organização. Tem como premissa alinhar as atividades da empresa com os objetivos estratégicos.

Todos estes itens apresentados compõem melhores práticas que já foram avaliadas e testadas por diversas organizações. A disciplina de Governança de Tecnologia da Informação se ocupa de fornecer ao estudante estes conceitos e mostrar como eles podem ser aplicados em estudos de casos reais e fictícios.

Como são as aulas?

As aulas consistem em explicações dadas pelo professor, bem como a discussão de estudos de caso em sala de aula.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina?

Tive apenas uma dificuldade inicial, pois os conceitos pareciam um pouco abstratos. Porém, logo a dificuldade foi superada por meio dos estudos de casos.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram dos alunos que eles compreendam os conceitos e saibam relacioná-los com situações reais e dadas em estudos de casos. Foi preciso realizar um trabalho em grupo e apresentar. O trabalho consistiu em se escolher um ramo de negócio e mostrar como os conceitos da matéria poderiam ser aplicados

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

O meu curso superior é voltado para o desenvolvimento de software e esta disciplina contribuiu bastante, pois todo sistema deve ser desenvolvido para atender a um objetivo estratégico de uma empresa. Neste contexto, a matéria de Governança de Tecnologia da Informação me proporcionou uma visão da área de TI da perspectiva do negócio e não apenas da tecnologia em si.

Abraão, formado na Faculdade de Tecnologia de São Paulo



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos