Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Econômicas: Métodos de Pesquisa



Quando se fala do ramo acadêmico somos remetidos a um mundo de multiconhecimentos. Para que tais conhecimentos existissem foram necessário pessoas em épocas diferentes que tivessem a curiosidade de entender as questões em sua volta. O fato é que para conhecermos sobre algo é necessário realizar uma ação muito importante: A pesquisa. Se não fosse pela pesquisa jamais teríamos toda a gama de informação que hoje encontramos no meio acadêmico seja qual for a área.

Por isso agora podemos entender o porquê dessa disciplina se encontrar em todos os cursos de graduação, e não é diferente em economia. Método de pesquisa é uma disciplina importantíssima no ramo acadêmico, pois trará orientação para que os graduandos sejam aptos as realizarem futuras pesquisas sobre determinado assunto.

Trata-se de uma disciplina obrigatória que muitas vezes pode ser dividida em 4 partes ou mais durante o curso de graduação. Devido a sua relevância, tem um total de crédito considerável para que o aluno cole grau futuramente. A carga horária pode variar de faculdade para faculdade.

Método de pesquisa, do que se trata?

Quando começamos a ter a disciplina, geralmente a partir do terceiro semestre do curso ou mais para frente, começamos a entender como cada teoria ou conhecimento se desenvolveu. O aluno consegue perceber a estrutura de conhecimento que se é formada nos livros e artigos, que por sinal utilizará inúmeras vezes durante e após sua formação.

Assim, o método de pesquisa nada mais é que um conjunto de métodos que vários pesquisadores tomam em comum para que seja possível a construção do conhecimento. A pesquisa em si pode ser feita de qualquer forma, mas em muitos dos casos os próprios pesquisadores não conseguem obter o resultado desejado por não terem um método adequado para realizar suas pesquisas.

Por isso foi observado a necessidade de seguir etapas, de se elaborar um método que seja eficaz. Com o passar do tempo, muitos métodos foram aperfeiçoados e se tornaram fundamentais.

Os métodos que são utilizados em uma pesquisa consistirão, principalmente, do objetivo da pesquisa, ou seja, naquilo em que se quer chegar. Logo, toda essa tratativa e direcionamento se se torna sumamente importante para formação de um aluno que porventura se tornará um pesquisador, futuramente.

O que se estuda nesta matéria?

Os métodos de pesquisa são muitos. Quando se começa a ver a disciplina, percebe-se a grande quantidade de regras a serem obedecidas. Para o aluno de economia que se concentra nas áreas econômicas-sociais há muito o que se pesquisar e por isso há necessidade de seguir à risca toda uma metodologia. De início os professores gostam de abordar as regras que são usadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Falam muito de formatação de texto e elaboração de trabalhos científicos dentro das regras impostas pela associação. Depois de expor boa parte das regras elaboradas pela ABNT, o professor aborda as metodologias de pesquisa mais usadas no segmento acadêmico. Essas metodologias são: Metodologia qualitativa e quantitativa.

Dai metodologias assumem enfoques diferentes e podem ser usadas separadamente ou juntas. Também dentro de tais metodologia existem várias naturezas de abordagem que podem ser classificadas como: Bibliográfica, descritiva, Campo etc. Percebe-se então que o aluno pode lançar mãos de um dos métodos e de variadas abordagens.

Como são as aulas?

As aulas são muito teóricas e exigem muito leitura. Geralmente o professor passa livros e textos específicos para a leitura. Assim o aluno lê e traz suas dúvidas para a sala de aula. Sendo assim, na sala de aula há muita discussão e exemplos para que o aluno seja capaz de colocar em prática o conteúdo que está sendo passado. A minha professora, durante a disciplina, passou um trabalho de pesquisa para que todos os alunos fizessem sua pesquisa e aplicassem os métodos aprendidos e isso ajudou muito a fixar o conteúdo e aperfeiçoar as técnicas metodológicas.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da Método de Pesquisa?

A grande dificuldade foi a quantidade de informações que tive que reter e até mesmo decorar.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Ajudará muito na formação como pesquisador e principalmente no desenvolvimento do TCC.

Jhonata Costa, Graduando em Gestão Financeira.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos