Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação online ou a a distancia



O que é uma graduação online ou a distância?

Graduação online ou a distância é uma modalidade de estudos de graduação que é feito a distância, sem que o aluno precise se locomover até a instituição de ensino.

Este tipo de formação tornou-se muito comum no Brasil e hoje responde por boa parte das graduações no país. Apesar de ser popular, ele ainda enfrenta críticas e desafios para se tornar mais relevante para os futuros graduandos.

Quais são as modalidades existentes neste tipo de graduação?

As graduações a distância podem ser na modalidade online onde o aluno assiste as aulas pela internet, responde questões e faz trabalhados que são enviados através de plataformas da instituição ou por e-mail. Todo o curso é feito neste método sendo apenas as provas aplicadas em modo presencial. Também existe a modalidade semi-presencial, em que apenas uma parte do curso é feito a distância. Geralmente esta modalidade conta com aulas presenciais uma vez por semana ou de quinze em quinze dias, dependendo do curso.

Faculdade a distância

A modalidade online ensina as mesmas coisas que a modalidade presencial?

Sim. A grade curricular do curso de graduação não é alterada pelo fato do aluno estar em modalidades diferentes. Todos os conteúdos são os mesmos que os ensinados em sala de aula e as provas são as mesmas. O método de avaliação também não sofre alteração, o valor da nota independe da modalidade de curso escolhido pelo aluno.

Há uma observação importante quanto ao aprendizado, já que muito sugerem que na modalidade EAD o aprendizado é inferior. Na verdade o aprendizado está relacionado mais à própria pessoa do que a modalidade em que ele estudo, contudo, nem todas as pessoas se dão bem com este modelo de ensino e acabam não tendo o resultado desejado.

Características como ser autodidata, tempo disponível para estudos e ter alguma afinidade com o curso que esteja fazendo é de vital importância para conseguir bom êxito em uma formação a distância.

Ensino a distância é mais difícil?

Sim. Para o aluno que queira estudar pelos métodos online e a distância, é preciso ter muita disciplina e responsabilidade. O aluno não terá um apoio diário de um professor presente para tirar suas dúvidas. Qualquer dúvida deverá ser tirada por contato online, o que torna o aprendizado um pouco mais difícil. A modalidade a distância semi-presencial se torna mais fácil por estes motivos. O aluno pode deixar suas dúvidas anotadas e pergunta-las pessoalmente no dia de sua aula presencial.

Estes cursos são mais baratos?

Depende. Para saber se uma graduação online tem a mensalidade mais barata do que a presencial, o aluno precisa fazer uma pesquisa nas instituições que o interessam.
Alguns fatores podem deixar os gastos com estudos mais em conta como o fato de não precisar ter gastos com transporte todos os dias para se locomover até a instituição, a alimentação que talvez seria gasta na rua.
Hoje algumas instituições oferecem condições e descontos especiais nas modalidades online a distância.

Qual o perfil do aluno que estuda a distância?

Geralmente o aluno que faz a opção de estudar em modalidades online ou semi-presenciais são aqueles que não disponibilizam tempo para comparecer a salas de aulas todos os dias, sejam por motivos de trabalho ou pessoais. Também muitas pessoas com algum tipo de deficiência física que prejudicam sua locomoção estão optando por essa modalidade para que seus estudos se tornem menos trabalhosos.

Como crio uma rotina de estudos?

Uma rotina de estudos para quem cursa uma graduação online deve ser feita de acordo com a agenda da própria pessoa. Ela pode fazer seu próprio horário. O ideal é que se utiliza pelo menos 3 horas de estudos diários no mínimo.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos