Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Engenharia Civil: Comunicação e Expressão



O que é e pra que serve?

Comunicação e Expressão está presente como matéria básica para o curso de exatas para o desenvolvimento de produções textuais e orientação em pesquisas científicas e empíricas, proporcionando-nos o conhecimento básico dos aspectos fundamentais para a construção textual e gêneros acadêmicos além de instruções sobre leitura e interpretação de textos, posteriormente cobradas ao longo da nossa formação. O Objetivo geral é trabalhar a comunicação no aspecto principalmente técnico e escrito, conduzindo-nos a desenvolver a habilidade de comunicar-se com clareza, objetividade e segurança.

O que se aprende?

Durante o decorrer do semestre da disciplina, o professor repassa aos alunos técnicas e fundamentos que regem a linguagem científica, a estrutura de um trabalho técnico e de pesquisa, e os diversos gêneros de textos acadêmicos: resumo, resenha, relatório, projeto de pesquisa, artigo científico e comunicação em evento científico.

Dessa forma, somos guiados para realizarmos nossas próprias produções textuais, que contenham os componentes necessários no meio acadêmico: modalidade escrita, objetividade, coerência, impessoalidade, metodologias, citações e referências. As estruturas dos trabalhos técnico-científicos e pesquisa são regidas pelas normas ABNT, regulamentadora principal dos padrões para as construções de textos técnico-científicos no Brasil.

Tratando-se de pesquisa, também aprendemos vários elementos que nos guiam na pesquisa bibliográficas, além de indicações de livros didáticos, produção de artigos em periódicos científicos, registros de comunicação científica: ISSN e ISBN e o conhecimento sobre bases de dados de acesso público e regulamentado.

Como são as aulas e as avaliações?

O conteúdo é repassado em apresentações de slides durante as aulas presenciais da disciplina. Ficando a critério de cada professor a disponibilização de suas apresentações integrais para a turma. O conteúdo é dividido em: componentes dos textos científicos, formas de comunicação, elementos de pesquisas, estruturas de trabalhos técnicos regidas pela ABNT e orientações sobre leituras e interpretações de texto.

Como prática, é pedido para realizarmos algumas produções textuais e também pode ser demandado um trabalho digitado aplicando as normas ABNT classificadas como obrigatórias. As nossas produções individuais tem peso sobre a nota final, porém, é recorrente que haja provas para medir o conhecimento de cada um.

Como essa disciplina contribui para a minha formação?

Em geral, as produções textuais e os conceitos de linguagem científica vistos na disciplina são nossos primeiros passos para as nossas produções técnicas. Ao longo do curso, o que vimos em Comunicação e Expressão é frequentemente aplicado para qualquer tipo de trabalho acadêmico pedido. Vale ressaltar que para qualquer publicação científica feita em sites ou revistas é imprescindível o domínio das normas ABNT que são pacientemente lecionadas nessa disciplina.

Amanda Remor, graduanda em Engenharia Civil de Infraestrutura da UFSC.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos