Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Mecânica: Comunicação e Expressão



Todos falam; alguém mais do que outros e o que falamos revela muito sobre nós. A comunicação é a base das relações humanas, seja em casa ou no trabalho. Assim, para as habilidades de comunicação é fundamental para a colocação de trabalho eficaz, desempenho, avanço na carreira e sucesso organizacional.

No mundo conectado de hoje, o discurso e a escrita tornaram-se vitais.

As ferramentas de comunicação estão evoluindo, mas as regras permanecem as mesmas. Assim, enquanto as novas ferramentas de comunicação estão sendo utilizadas em grande parte, os trabalhadores ainda contam com sucesso em seus modos de papéis para serem mais tradicionais.

O que é?

A comunicação é uma ação de transmitir algo, e para isso é necessário no mínimo duas pessoas. A comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja no âmbito pessoal, seja no profissional.

Por que comunicação em engenharia?

Parece estranho, mas para você que está se preparando para ser um futuro engenheiro, deve estar se questionando: por que devo fazer esta matéria? Por que não faço só a parte técnica? Tenho certeza que a maioria pensa assim, pois eu pensava assim também e hoje após 26 anos de formada, vejo que a comunicação é o maior problema que temos nas organizações. Vejo as empresas e seus colaboradores perdendo tanto em eficácia, como em eficiência, muitas vezes pela mal uso das ferramentas de comunicação.

Importante lembrar que quando estamos nos comunicando, temos que ter o cuidado, não só com a palavra, mas também com as expressões faciais, os gestos corporais e os sons diversos. Conhecer e reconhecer os sintomas da linguagem corporal, interpretá-los corretamente e usá-los a seu favor, é fundamental para qualquer tipo de comunicação.

Na minha vida profissional tive várias experiências de achar que tinha passado a mensagem de forma clara e ao verificar o resultado, compreendia que a mairia das pessoas não haviam entendido a mensagem, compreendendo outra coisa. Muitas vezes completamente diferente.

Para a carreira de um engenheiro é fundamental que saiba comunicar-se de forma clara suas ideias. Também é importante saber ouvir, pois a comunicação nunca é uma via de mão única; Escutar é fundamental, mas sobretudo escutar de forma ativa.

Outro ponto importante é adaptar-se a cada público. Nós como engenheiros, precisamos nos comunicar com nosso chefe, nossos clientes (tanto internos, como externos), nossos fornecedores, nossos pares, nossos subordinados (se já chefe), ou seja, para cada um, deverá utilizar uma linguagem diferente para “vender” seu projeto.

Além disto, você exercendo a função de engenheiro terá que saber escrever bem e fazer um relatório de forma concisa e de fácil entendimento.

Falando em escrever, algo que estou observando constantemente, são as mudanças que veem ocorrendo no decorrer dos último anos, com a chegada da internet, que fez com que a forma de comunicação mudasse bruscamente. Podemos dizer, que somos “poliglotas” na nossa própria língua, ou seja, a comunicação atual precisa ser mais clara e mais direta.

Portanto, saber separar o “joio do trigo”, ou seja, distinguir os contextos que exigem uma forma ou outra, adaptando-se ao meio, ao receptor e a mensagem é fundamental para atingir seu objetivo no ato de comunicar.

Conclusão

Como dissemos antes, a comunicação é a base do relacionamento humano, seja em casa ou no trabalho, e para ser um bom comunicador, você deve ser um bom ouvinte.

A comunicação efetiva é significativa para os gerentes nas organizações, de modo a desempenhar as funções básicas de gerenciamento, ou seja, planejar, organizar, liderar e controlar. A comunicação ajuda a todos a desempenhar seus cargos e responsabilidades. A comunicação serve de base para o planejamento. Organizar também requer uma comunicação eficaz com os outros sobre sua tarefa de trabalho. Os gerentes dedicam grande parte do tempo em comunicação. Eles geralmente dedicam aproximadamente 6 horas por dia em comunicação. Eles passam um ótimo tempo no e-mail (lendo ou escrevendo) ou na comunicação telefônica com seus superiores, subordinados, clientes ou fornecedores. Os gerentes também usam comunicação escrita sob a forma de letras, relatórios ou memorandos onde a comunicação oral não é viável.

Assim, podemos dizer que "a comunicação efetiva é um elemento fundamental das organizações bem-sucedidas", portanto fundamental para qualquer profissional que deseja crescer e sem bem sucedido em sua vida profissional e por quem não, aproveitar deste seu aprendizado para sua vida pessoal.

Renata de Fátima Vasconcellos, Engenharia Mecânica, Administração, UFRJ



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos