Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Letras: Ciências Sociais



A disciplina de Ciências Sociais recebe o nome de Sociologia da Educação, na UERJ. Isso acontece porque o curso é voltado para a licenciatura e, consequentemente, formação de professores. Faz todo o sentido mesclar Ciências Sociais analisando a partir do campo da educação. A faculdade indica que ela seja realizada no segundo período.

O currículo

Essa disciplina é uma das que é comum a vários cursos, como Licenciatura em Biologia, Letras, Matemática, História e Geografia. Durante as aulas estudamos vários pensadores como: João do rio, com o texto “A Rua”; Milton Santos, em “Metrópole: a força dos fracos é seu tempo lento”; Pierre Bourdieu, com “Sobre o Poder simbólico”, entre outros.

A aula girava em torno de questões sociológicas, abrangendo o que é fato social total e a pluralidade das ciências sociais. Além disso, também discutimos sobre o objeto e o método de estudo da Sociologia.

•Objetivos:

a) Apresentar as principais correntes sociológicas dedicadas à educação.

b) Analisar a educação como uma produção sócio-histórica.

c) Analisar o processo educativo como um dispositivo disciplinar.

d) Discutir a correlação entre o pensamento sociológico no campo educacional e a produção de subjetividades.

e) Analisar os diferentes sujeitos históricos implicados no processo de institucionalização da educação.

f) Apresentar alguns pensadores brasileiros na área da Sociologia da Educação.

•Ementa:

Estudo sobre a educação como objeto de análise da Sociologia. O pensamento sociológico no campo da educação. A educação como processo social. A educação no contexto da estrutura social. Atravessamentos entre práticas pedagógicas e movimentos sociais. Os processos de institucionalização da educação e a escola como instituição especializada. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social.

Minha experiência

Essa disciplina foi uma das que eu fiz fora da ordem sugerida na grade. Cursei no quarto período e era uma das matérias noturnas. Na sala havia pessoas de vários cursos, porém nenhuma que eu conhecesse de antemão. Apesar disso, eu tinha muito interesse nas aulas e gostava bastante dos debates em classe.

A professora que ministrou essa matéria ainda está na UERJ, logo, os textos lidos provavelmente não mudaram. É uma excelente profissional, do tipo que ama o que faz e nos contagia com seu entusiasmo.

Conclusão

A disciplina de Ciências Sociais voltada para a educação foi muito importante no meu currículo acadêmico. Com ela aprendi a ver as interações de outra forma, entendendo o poder que tem a estrutura social que muitas vezes é imposta para todos nós. Nessas aulas eu comecei a ser mais questionadora com a sociedade, a educação e com os fatos tidos como comuns a todos os indivíduos. Também destaco a docente, que fez as aulas mais cansativas, por ocorrerem no último horário, transformarem-se em maravilhosas experiências de aprendizado.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

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