Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Estagio obrigatório do curso superior de Biomedicina



O estágio obrigatório do curso de biomedicina geralmente é feito nos últimos semestres do curso na área de análises clinicas; visa mergulha o aluno na realidade do mercado de trabalho e também para que o mesmo possa colocar em prática tudo o que aprendeu durante o curso. O estágio engloba aulas práticas nas áreas de hematologia, parasitologia, uroanálise, exames bioquímicos, microbiologia e imunologia.

Aguardo a universidade me indicar ou procuro sozinho por um estágio?

A maioria das universidades?faculdades possuem seus próprios laboratórios de análises clinicas ou parcerias com hospitais e laboratórios, o que é muito bom, pois é muito difícil um discente de biomedicina encontrar estágios.

Devo levar algum material para o estágio?

No estagio é obrigatório o uso de Epis ( equipamentos de proteção individual) então levar seu jaleco é importantíssimo, outra coisa que muitas universidades cobram no estágio é o uso de roupas brancas. É sempre bom ter em mãos também uma caneta e um caderno para anotar dicas dos professores em relação a técnicas e anotar cálculos utilizados para a realização de exames, dentre outros.

Os estágios em análises clinica são remunerados?

Geralmente os estágios em análises clinicas, principalmente fora da universidade não são remunerados. Porém se conseguir estágios em outras áreas pode ser que consiga algo remunerado.

Eu mesma além do estagio obrigatório em Analises clinicas, consegui um estagio em Micologia na Embrapa, o que me rendeu alem de muita experiência uma remuneração, portanto é importante se pensar em que áreas além da análises clinicas você gostaria de atuar, pois dependendo você pode tentar um estágio em órgãos como Embrapa ou universidades públicas que ofereçam iniciação científica (se você gostar da área de pesquisa) para conseguir um estágio remunerado.

Algumas universidades possuem parcerias com esses órgãos, então procure o coordenador do seu curso e veja em que lugar sua faculdade tem parceria para facilitar esta possibilidade.

É possível estagiar na área estando trabalhando, como organizar meu tempo?

È possível sim, geralmente a universidade oferece o estágio no mesmo turno em que você estuda, então se você cursa a noite e fizer somente o estágio oferecido pela universidade continuará conseguindo trabalhar e estudar.

Conclusão

O estágio em análises clinica é muito bom para o crescimento como um profissional biomédico, pois o aluno coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, e também o ajuda a chegar no mercado de trabalho já com uma certa experiência na sua área de atuação.

Eu me formei em 2014, e atualmente trabalho com pesquisa pois é a área que mais gosto, porém conheço muitos colegas que atuam em laboratórios de análises clinicas.

Uma coisa importante a se ressaltar é que dificilmente você ao terminar o curso vai conseguir um emprego como biomédico de fato em algum laboratório,no geral eles contratam como técnico e após um certo período o promovem para analista biomédico; A inserção no mercado de trabalho como biomédico ainda e um pouco difícil por ser um profissional relativamente novo em relação por exemplo a um farmacêutico,e por isso tem muitos locais que ainda preferem contratar um farmacêutico a um biomédico. Porém se você realmente gosta do curso não desista, pois aos poucos os biomédicos tem conquistado um espaço maior no mercado de trabalho.

Camille Silva Florencio, graduada em biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Brasilia-FAB e Mestranda do Programa ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília-UNB. Facebook : Camille Florencio (https://www.facebook.com/camille.florencio) Instagram :Camilleflor (https://www.instagram.com/camilleflor/?hl=pt-br)



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos