Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Desenho Técnico. Faculdade de Engenharia Mecânica



O que esperar da disciplina?

A disciplina de Desenho Técnico fornece uma introdução aos projetos em engenharia. De maneira geral, a disciplina consiste em apresentar ao aluno fundamentos básicos de desenho e projeto, como por exemplo, materiais utilizados, aplicações, definições, escalas, normatização e normas técnicas que se aplicam aos projetos de desenho.

Inicialmente, são apresentados os principais instrumentos utilizados em desenho técnico, como prancheta, esquadro, entre outros. São apresentados também os sistemas de normas técnicas que norteiam os projetos de desenho, além da folha de desenho, margem e legenda.

A disciplina segue, então, introduzindo o aluno ao uso de diferentes vistas de uma peça, e diferentes tipos de representação de estruturas, como furos, rasgos, nervuras, entre outros. Além disso, estudamos as projeções de cortes nas peças e sua correta identificação, quando necessário.

Então, segue-se ao assunto de cotas e escalas, onde aprende-se a correta projeção de medidas, sempre pensando no melhor entendimento por parte de quem vai manipular a peça.

Qual o nível de dificuldade e dedicação exigidos pela disciplina?

A disciplina de Desenho Técnico não se trata de um curso onde a dedicação deve ser máxima, como acontece em outras disciplinas de cálculo de Engenharias no geral, porém exige bastante estudo individual para fixar os conteúdos, e isso só se torna possível através de exercícios. Costumo pensar que: só se aprende a desenhar, desenhando.

Na UFABC, a disciplina de desenho técnico é um curso base para as disciplinas de projeto em AutoCAD ou SolidWorks, por exemplo, e é um conteúdo básico para qualquer formação de engenheiros.

Ao final de cada aula expositiva, é necessário que o aluno tenha dedicação e tempo para realizar exercícios para fixar bem o conteúdo antes da próxima aula expositiva. A disciplina não é difícil, porém pouco trabalhosa, e exige dedicação moderada com estudos individuais.

Qual a melhor maneira de estudar para esta disciplina?

Como aluna de engenharia, recomendo fortemente que você assista todas as aulas expositivas e faça sempre os exercícios e desenhos propostos em cada aula. Não é possível acumular conteúdo para exercitar posteriormente, pois o conteúdo é sempre cumulativo, ou seja, o próximo conteúdo é continuação e depende do primeiro. Vídeo aulas também podem ser de boa ajuda caso o seu professor não tenha uma didática muito clara, ou não tenha didática nenhuma – não é difícil se deparar com professores deste tipo nos cursos de engenharia por aí.

Recomendo, também, como foi dito no tópico anterior, fixar o conteúdo através de exercícios após cada aula, sem deixar acumular conteúdo. Em disciplinas posteriores, é preciso que o conteúdo de desenho técnico esteja bem claro e quase que mecanizado em sua cabeça. Além disso, o básico exigido de um engenheiro pelo mercado, seja qual for sua área de formação e atuação, é que ele saiba projetar.

Qual bibliografia recomendada?

Os docentes da disciplina de Desenho Técnico geralmente utilizam apostilas próprias para nortear o programa do curso, além das próprias normas técnicas que norteiam todo tipo de desenho técnico. Por isso, é importante que você tenha conhecimento sobre as normas técnicas utilizadas. Em outros casos, os professores podem não adotar nenhum tipo de apostila, e conduzir o curso apenas com demonstrações e exercícios práticos durante e após as aulas.

Recomendo verificar se a sua universidade disponibiliza exemplares de qualquer material acerca do assunto de desenho técnico em sua biblioteca, pois a bibliografia pode ajudar – e muito – no andamento da disciplina, principalmente caso o docente do curso não seja tão claro nas exposições ou, como é muito comum na UFABC, ele seja estrangeiro e não seja possível entender claramente o que é dito em aula.

Caso não encontre materiais na biblioteca de sua universidade, recomendo assistir vídeo aulas online ou estudar em grupos de alunos, que contribui bastante para o bom andamento do curso. O importante é identificar qual a sua melhor maneira de estudar, para que o tempo seja aproveitado de maneira ótima e seu desempenho na disciplina possa ser ótimo, também.

Erika Mendes Daniel, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos