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Desenho Técnico. Curso superior de Engenharia Elétrica é uma disciplina do curso superior de Engenharia Elétrica.
Cursei essa disciplina no curso de Engenharia Elétrica, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, localizada em São Leopoldo – RS. É uma disciplina obrigatória, que, como todas as demais, representa 4 créditos no curso.
Inicialmente, é dada uma visão rápida sobre geometria plana e analítica. A seguir, é vista a projeção de um ponto no espaço e no plano. Estuda-se também as diferentes representações de uma reta e de um plano no espaço.
O conteúdo seguinte são as vistas ortográficas, das quais são enfatizadas a frontal, a superior e a lateral esquerda, que serão as utilizadas posteriormente na disciplina. É vista a obtenção das posições relativas dos vértices que compõem uma peça prismática, permitindo assim representá-la por meio de três vistas.
São estudadas perspectivas cônicas, paralelas e cilíndricas. São abordadas as situações em que é preciso retirar material de um prisma bruto para formar a peça desejada. Além disso, é visto o procedimento para representar circunferências em perspectiva isométrica.
Na segunda metade do semestre, aprende-se, em primeiro lugar, a utilizar o software AutoCAD para construir desenhos em duas dimensões (2D). Nesse tópico, é visto detalhadamente o procedimento para utilizar dimensões absolutas e relativas, coordenadas retangulares e polares, layers, cotas e também ângulos, bem como os passos para desenhar retas, polígonos e circunferências. É dada a opção de se usar o mouse para selecionar comandos, mas é dada ênfase à digitação dos comandos pelo teclado, já que isso acelera muito a execução das tarefas.
Por fim, são ensinados os comandos para transformar desenhos em 2D em peças tridimensionais (3D) por extrusão e revolução, e ainda recursos adicionais, como remoção de material e geração de filetes e chanfros.
As aulas são em parte expositivas, e o tempo que resta é utilizado para a realização de exercícios em sala de aula. O professor geralmente passa os conteúdos por meio de uma apresentação PowerPoint em um primeiro momento, deixando ao menos metade do tempo de aula disponível para a resolução de exercícios.
Como estes exercícios consistem em construir as vistas de uma peça a partir da sua representação isométrica, ou então no processo inverso de desenhar a peça a partir das vistas, a resolução é demorada e exige mesas especiais com régua paralela. Estas são muito caras para a aquisição por parte dos estudantes, e o professor, tendo essa restrição em mente, disponibiliza o tempo que for necessário para a resolução dos exercícios.
O professor está sempre aberto para tirar dúvidas durante e fora das aulas, logo não há o risco de acúmulo de dúvidas se você tiver a iniciativa de buscar ajuda quando for preciso.
Uma das provas é feita no papel, em sala de aula, e a outra é feita no computador, no programa AutoCAD. É passado um trabalho a ser executado nesse software, e para isso também é oferecido tempo no laboratório de informática.
Não encontrei dificuldades significativas na disciplina, já que o amplo espaço de tempo disponibilizado me permitiu resolver todos os exercícios em aula. Os conteúdos são simples de compreender, e o caráter prático da disciplina a torna muito mais estimulante do que seria uma disciplina teórica qualquer.
Obtive excelentes notas, assim como os meus colegas de turma que se dedicaram e aproveitaram o tempo oferecido em aula para resolver de fato os exercícios.
Na primeira prova, aparece uma questão na qual se deve desenhar a peça em perspectiva isométrica a partir das três vistas, todas estudadas e utilizadas nos exercícios. As outras duas questões consistem no processo inverso, isto é, representar as vistas frontal, superior e lateral esquerda a partir da peça dada em perspectiva isométrica. Não há surpresas em relação aos exercícios resolvidos nas aulas.
Na prova realizada no AutoCAD, é pedida a representação de diversas peças em 2D e de uma peça em 3D. Você não terá dificuldades se tiver um bom domínio dos comandos. O fato de o software ser de uso intuitivo permite que você consiga reproduzir as peças exigidas sem dominar os comandos pelo teclado, porém a tendência é que isso demande muito mais tempo. Por isso, recomendo que você pratique tanto quanto for possível a digitação dos comandos pelo teclado.
A disciplina de Desenho Técnico é oferecida a diversos cursos de Engenharia. Ainda assim, ela tem importância para a Engenharia Elétrica, especialmente para quem já trabalha ou pretende trabalhar com projetos em AutoCAD. Para mim, a disciplina foi de grande auxílio, pois passei a utilizar o software com maior eficiência no meu trabalho.
Jones A. Kaspary, estudante de Engenharia Elétrica na UNISINOS, câmpus de São Leopoldo-RS.
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