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Faculdade de Educação Física: Estudos Disciplinares

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Faculdade de Educação Física: Estudos Disciplinares é uma disciplina do curso superior de Educação Física.



A Educação Física tem aparecido no cenário atual como uma área em crescimento devido ao apelo midiático que envolve os padrões de beleza estética em nossa sociedade, bem como o discurso enfático de busca pela saúde através dos exercícios físicos. Vale ressaltar que esta área de estudo não se restringe apenas às atuações citadas, sua abrangência é significativa para a educação (aspecto formativo) e para a saúde (aspecto físico).

Aquele que se interessa pela área deverá atentar para as inúmeras possibilidades de atuação que o profissional de Educação Física tem dentro da sociedade. Até por isso, percebe-se um aumento na procura do curso, pois o mercado de trabalho ainda se apresenta em expansão e é carente de profissionais qualificados, neste sentido buscarei informar ao longo deste artigo sobre alguns desafios profissionais que tive ao longo da carreira de modo a ajudar nas decisões profissionais.

Minha relação com a Educação Física

Começo a ter contato com esta disciplina no ensino fundamental quando sou obrigado a realizar aulas de ginásticas após o término da aula regular. Naquele momento inicial parecia uma grande novidade, mas com o passar dos anos e uma exaustiva repetição de exercícios físicos monótonos e pouco interessantes me vejo desmotivado para continuar.

Na busca por uma alternativa a esta angústia passo a frequentar os esportes, as famosas “escolinhas”, e rapidamente me adapto a rotina de treinamentos, participação em competições e uma reprodução de esporte profissional realizado na escola. O fato é que este espírito competitivo desenvolvido me guiou para a escolha da Educação Física como profissão.

Lembro que neste momento frequentava dois cursos superiores, pela manhã fazia Educação Física e a noite cursava Direito, para completar o cenário nos primeiros semestres do curso consegue uma vaga de estágio numa escola, tomando ainda mais o meu tempo. A situação era insustentável, eu tinha que fazer uma escolha: concluir o curso de Direito ou abandonar o Direito e todo o status que ele traz e abraçar totalmente a causa da Educação Física. Era muito tarde para voltar atrás e optei por aquilo que me deixava feliz.

O curso e suas dificuldades

Creio que entrei na universidade com o mesmo pensamento de muitos que passam boa parte da vida escolar competindo, esperava que o curso se baseasse em “jogar bola”, o que seria muito fácil para mim.

Fui percebendo que o forte apelo biológico das disciplinas da matriz curricular necessitava de um cuidado especial e muitas horas de estudo e dedicação. Também notei que as disciplinas pedagógicas eram consideradas “menores” em comparação com as outras, e aquelas que versavam sobre esportes primavam pela prática, repetição de gestos técnicos, levando-me a reflexão sobre minha condição de educador, afinal é Educação Física!

Atualmente o curso de Educação Física encontra-se dividido em bacharelado e licenciatura, ou seja, o candidato fará a opção de ingresso na inscrição para o vestibular. Os egressos do bacharelado terão atuação em ambientes fora da escola, como clubes esportivos, condomínios e academias. Os egressos da licenciatura tem seu campo de atuação na escola por toda a educação básica.

No bacharelado a ênfase está nas “disciplinas médicas”, fisiologia, anatomia, nutrição, cinesiologia, biomecânica, bem como esportes e treinamento esportivo. Já na licenciatura o foco é nas “disciplinas pedagógicas”, filosofia, sociologia e psicologia ligadas a aprendizagem, didática e ensino dos esportes voltado para a escola, etc.

Conclusão

Pelo que consegui expor de maneira breve aqui neste artigo ficou evidenciado que a Educação Física é uma área de atuação que exige muita dedicação em seus estudos, bem como uma constante busca pelo aperfeiçoamento. Penso que as aulas ainda possuem um forte apelo prático, ou seja, realizar movimentos, mas também observo, em número crescente, a inserção de aulas teóricas que permitem ao aluno uma ampla discussão sobre os motivos e intenções que nos levam a movimentar.

Por fim, digo aos que pretendem ingressar na área que Educação Física é muito mais que chutar uma bola ou levantar um peso, Educação Física é antes de tudo ensinar a partir da cultura corporal de movimento, informando, discutindo e produzindo novos conhecimentos que farão os alunos buscarem estágios superiores de desenvolvimento.

Paulo Henrique Brandão - CREF 3248-G/CE



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