Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Quais as vantagens da segunda faculdade ou fazer mais de uma graduação?



Fazer uma graduação, embora não obrigatório é muito recomendado para qualquer pessoa, especialmente para aqueles que desejam atuar no mercado de trabalho onde se exige algum nível de especialização.

Digo isso, pois há certos trabalhos que não necessitam necessariamente que a pessoa tenha faculdade para trabalhar, mas devemos buscar sempre o melhor e nos qualificarmos da melhor maneira possível.

Se fazer uma faculdade é importante, fazer uma segunda graduação faz algum sentido?

Segunda faculdade

Esta é uma pergunta importante e bastante pertinente. Darei abaixo algumas razões pelo qual acredito que seja uma vantagem fazer uma segunda graduação.

Agregar conhecimento

A primeira vantagem é que uma nova graduação pode agregar conhecimento e trazer um complemento daquilo que você já sabe e estudou anteriormente.

Isto é possível desde que você faça a escolha de um curso que tenha alguma relação com o primeiro curso superior que você já fez. Há áreas correlatas e neste caso uma pode complementar a outra.

Alguns exemplos são os cursos como: administração, ciências contáveis e economia. Neste caso um complementa o outro e pode ser útil em termos de agregação.

Outro exemplo seria pedagogia e psicologia que atuam em áreas próximas. Mas a lista pode ser expandida para muitos outros exemplos.

Criar um plano B

Uma segunda faculdade pode ser encarada também como uma espécie de plano B e pode ser usada em caso de necessidade futura. Sabemos que existem profissões em que podem ter algum tipo de declínio com o passar do tempo, especialmente aquelas que são mais adequadas para pessoas mais jovens. Com isso, quando a idade chegar as vezes as oportunidades podem não ser mais as mesmas.

Fazer uma graduação em direito, por exemplo, pode ser uma boa ideia de plano B, já que neste caso a idade conta ao seu favor e não contra.

Mudar de área

Mas existem casos em que a pessoa quer uma mudança já, pois por diversas razões a pessoa pode não ter gostado da área em que escolher para estudar e trabalhar, seja por baixa remuneração, dificuldade de encontrar postos de trabalho ou mesmo por incompatibilidade.

Nesse caso uma nova graduação pode vantajosa para abrir uma nova oportunidade e seguir uma carreira diferente daquela que a pessoa visualizou inicialmente.

Apenas para título de registro, a quantidade de pessoas que atuam em áreas diferentes daquela em que ele se formou é muito grande, então não há nada de errado em não acertar na primeira vez o curso e a profissão.

Manter o cérebro ativo

Se nos primeiros casos consideramos como vantagem apenas a questão de trabalho e oportunidade, agora, consideraremos que há situações em que a pessoa busca outra motivação para continuar a estudar, como o simples fato de manter o cérebro ativo.

Pode parecer estranho para alguns, mas existem pessoas que tiveram ou tem problemas de saúde em que a atividade cerebral precisa ser estimulada e nada como envolver-se em estudos para este fim.

Há também aqueles que não tem declaradamente um problema de saúde, mas por questão de prevenção podem optar por continuar a estudar e assim ter a atividade cerebral constantemente ativa.

Exigência ou necessidade específica

Por fim existem casos em que fazer uma nova graduação não é necessariamente uma opção, mas uma imposição e ai não tem muito o que questionar. Geralmente isto pode acontecer por ocasião de trabalho ou mesmo como condição para subir de cargo na empresa.

Neste caso é uma grande vantagem pois já existe um benefício definido e a faculdade já tem um resultado garantido.

Estudar é preciso e seja lá qual for a motivação, sempre irá agregar novos conhecimentos, abrir portas e permitir que nosso networking seja expandido. Tudo isso é muito bom e útil para nossa vida.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos