Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Termodinâmica Básica do curso de Engenharia Mecânica



Termodinâmica Básica

1) Conceitos iniciais: aqui é importante estabelecer claramente uma fronteira entre Temperatura, Energia interna e Calor. Enquanto estudante tinha enormes dificuldades de fazer essas distinções.

2) Sistema Termodinâmicos: tem que deixar bem claro o que é um sistema, diferenciar o que é sistema fechado de sistema aberto, por último estabelecer a diferença entre Sistema e Vizinhança. Eu particularmente não sabia diferenciar sistema aberto de sistema fechado.

3) Conceitos e definições iniciais: Definir claramente o que é propriedade e estabelecer a diferença entre propriedade extensiva e intensiva. Definir o que é estado, processo e Equilíbrio Térmico. Enquanto estudante dessa disciplina, sempre quis entender qual a relação do tempo com o equilíbrio térmico, ou seja, aproximadamente quanto tempo levará dois ou mais corpos para atingirem o mesmo estado térmico.

4) Lei zero da termodinâmica

Algumas definições: Explicar o que é uma parede diatérmica e adiabática. Eu tenha enormes dificuldades em entender a diferença conceitual entre as paredes. Definir e diferenciar um processo adiabático de um processo isotérmico. Era difícil entender o processo adiabático. Sugiro dar exemplos do cotidiano sobre esse processo, tal como o desodorante que usamos.

5 ) Propriedades de uma substância pura: Definir o que é uma substância pura, Fase e explicar didaticamente os diagramas PVT(Pressão, Volume e Temperatura).Eu tinha dificuldades nos exercícios em identificar os diferentes tipos de diagramas.

6) Primeira lei da Termodinâmica

Calor e Trabalho: Definir precisamente o conceito de Calor e Trabalho. Definição de mecânica elementar, Termodinâmica. A maior dificuldade estava em saber se o trabalho era realizado pelo sistema ou sobre o sistema e se era positivo ou negativo.

7) Calor transmitido para um sistema e para fora: Eu não sabia definir qual o sinal de Q(CALOR).

8) Máquinas Térmicas

Identificar qual a função de uma máquina térmica. E entender os diferentes processos envolvidos e os diferentes ciclos. Eu particularmente tive muita dificuldade em entender os Ciclos Otto e de CARNOT.

9) Segunda Lei da Termodinâmica

Definir exato e precisamente ao estudante Entalpia e explicar que a quantidade de Entropia de qualquer sistema isolado aumenta com o tempo. O que explica a seta do tempo, por exemplo.

10) Gás ideal

Definir o que é um Gás de ideal e lembrar que o modelo de Gás ideal é sempre bom quando Z é aproximadamente um. E deve ser usado para uma aproximação dos gases reais. Nesse ponto eu tinha dificuldade em diferenciar Energia interna de Entalpia.

Dificuldades com a disciplina na faculdade

Resumidamente, quando fiz essa disciplina minhas dificuldades na faculdade foram: Diferenciar Energia interna de Temperatura e Calor. Analisar graficamente um processo isotérmico e adiabático, a relação entre Calor e Trabalho e saber identificar quando o trabalho é realizado pelo sistema ou sobre o sistema. E em relação ao Calor a mesma coisa. E por fim, saber a definição de Gás ideal e a diferença entre ele e o Gás real.

Alex Campos de Souza,Física-Ulbra.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos