Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Materiais de Construção Civil. Faculdade de Engenharia Civil



Para construir uma casa, eu preciso, além do local e das licenças da prefeitura, de materiais. Os materiais mais usados em uma construção são cimento, areia, brita, cal, tijolo, madeira… etc. Conhecer os materiais utilizados para a execução de obras é de suma importância, principalmente para quem trabalha na área.

No curso de engenharia civil estuda-se uma disciplina chamada de materiais de construção. As aulas são ministradas em salas e em laboratórios. O estudante analisa as questões teóricas e aprende um pouco as propriedades dos materiais no laboratório. O cimento, por exemplo, é um material altamente reativo. Este produto em contato com a água reage liberando calor. Na disciplina de química, nós estudamos que esse tipo de reação é denominada de reação exotérmica.

Quando o profissional conhece as propriedades dos materiais, fica reduzido a ocorrência de acidentes no local de trabalho. O preparo do aluno na faculdade não é só para aprender a evitar acidentes, mas para que ele possa utilizar e escolher adequadamente os materiais de acordo com as características da obra e do local onde ela será executada.

Materiais de construção

Inicialmente, nesta disciplina, o aluno estuda as propriedades gerais dos materiais. A partir do conhecimento das propriedades, o estudante será capaz de compreender as propriedades específicas. Toda obra para ser executada, precisa de material. O profissional deve conhecer os tipos e as propriedades dos materiais para que ele possa selecionar o mais adequado para a obra. Isso leva em conta não somente a qualidade do material, mas também as condições viabilíssimas, econômicas, a trabalhabilidade, a durabilidade, a segurança, entre outras.

Para facilitar o estudo, existe classificação dos materiais que obedecem alguns critérios. Entre eles podemos destacar quanto a origem ou a forma de obtê-lo. Os materiais podem ser classificados em: naturais, artificiais ou combinados. Os materiais também podem ser classificados de acordo com a função que forem utilizados na obra. Podendo ser classificados em: materiais de vedação, de proteção e estrutural. Os materiais utilizados na estrutura de uma obra são os aço, a madeira e o concreto. Logo, os materiais básicos são os mais estudados e analisados em laboratórios, pois estes fazem parte da composição dos materiais usados na infraestrutura e na superestrutura.

Na faculdade, o aluno estuda a disciplina de materiais de construção dividida em duas etapas: materiais I e II. Inicialmente, o estudante terá aula a respeito das propriedades gerais de cada componente usado na fabricação dos materiais. O material mais comum e mais trabalhado é o cimento. Na primeira etapa do curso, o aluno vai aprender todas as propriedades e as fases da fabricação do cimento. Suas classes e suas diferenças.

Conclusão

No entanto, esta disciplina exige do aluno uma dedicação maior, uma vez que possuem muitas aulas ministradas em laboratórios. O aluno precisa gostar das disciplinas de base, como a física e a química.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia civil pela Faculdade Metropolitana de Marabá-PA



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos