Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Jornalismo: Disciplina Oficina de Redação



Uma das características muito importante do curso de jornalismo e do profissional de jornalismo é a escrita, é saber escrever bem e corretamente. Então é isso que aprendemos de uma forma bem intensiva durante a disciplina de Redação ou Laboratório de Programação Textual (LPT), como é conhecida em outras universidades.

Passos para uma boa escrita

Gosto de falar que esse disciplina serve para você reaprender e aprender, porque voltamos a estudar conteúdos vistos no ensino médio e até mesmo ensino fundamental. Para quem gosta de português se torna maravilhoso. Às vezes quando pensamos em saber escrever e escrever bem já nos vem a cabeça um texto com palavras difíceis que ninguém entende, então imaginamos, “só alguém muito inteligente consegue escrever assim”. Entretanto, o que essa disciplina mostra é que para escrever um texto bom e interessante você não precisa usar as palavras mais difíceis do dicionário, mas entender as regras básicas de gramática e ortografia. Esses são os pontos principais da disciplina.

As aulas

Durante as primeiras aulas o professor costuma ensinar assuntos que para uns são básicos, mas para outros são chatos e complexos. Por exemplo, o docente repassa conteúdos da língua portuguesa, mais precisamente a Gramática, como: sujeito, verbo, pronome, concordâncias e muitos outros. Dentro de cada tópico existem muitas regras que acabam passando despercebidas e nos fazem escrever errado. No decorrer das aulas o professor percebe as maiores dificuldades do aluno e revisa várias vezes conteúdos ou até mesmo um assunto apenas. Para exercitar o aprendizado, ele costuma pedir textos, leituras e sugere atividades voltadas para os temas abordados.

Outro assunto que o professor ensina no decorrer das aulas é a Ortografia e Pontuação. Essa é uma parte muito necessária, porque é com esses temas que aprendemos a usar corretamente pontos, vírgulas, acentos e a ter uma boa escrita. Então, ele repete o mesmo processo de aprendizado feito nas aulas de Gramática até que os estudantes consigam sanar todas as dúvidas.

Outro tema bastante pertinente para o aprendizado dos alunos são os tipos e gêneros textuais que são muito frisados nessa disciplina. Com esse tema os acadêmicos aprendem que existem diversos gêneros e formas disponíveis para se construir um texto.

Quando o professor percebe que a turma conseguiu evoluir o seu nível de escrita, conhecimento e está apta a passar para outro nível de aprendizado, o docente propõe oficinas de redações tanto para testar a escrita dos alunos quanto para perceber a capacidade de cada um em desenvolver textos dos mais variados gêneros textuais.

Conclusão

Nós percebemos que a profissão de jornalista pede muito que o profissional saiba escrever bem e que conheça os mais diversos tipos textuais. A partir dessa certeza nós podemos observar a importância dessa disciplina para a vida acadêmica dos estudantes. Pois ao passar por disciplinas como, teorias do jornalismo, redação jornalística, técnicas de reportagem e jornalismo, o acadêmico precisa chegar a essas disciplinas sabendo escrever corretamente.

Tuanny Figueiredo, Jornalista graduada pela Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos