Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade EAD a distância: Preconceito, qualidade e aceitação



Desde que os cursos superiores começaram a ser ofertados pela modalidade EAD, muitas perguntas começaram a surgir em relação a este modelo de educação no Brasil.

O grande problema nosso é que ficamos muito tempo com um modelo de educação presencial e quando surgiu esta nova modalidade, era natural que perguntas sobre a qualidade, possíveis preconceitos e mesmo se o mercado de trabalho aceitaria bem os profissionais com este tipo de formação, viessem a tona.

Depois de alguns anos e bastante gente já formada através deste modelo, podemos traçar um perfil mais detalhado e responder com um pouco mais de segurança as questões tratadas acima.

Faculdade EAD preconceito

Qualidade

Uma das perguntas mais comuns é se a qualidade de uma faculdade a distância é a mesma de uma presencial? A resposta é depende do que você entende por qualidade e quais os critérios irá usar para fazer tal comparação.

Que há diferenças entre elas, isto não resta dúvidas, mas nem tudo que é diferente é pior ou melhor, é preciso saber avaliar. Veja alguns exemplos:

  • Ter um professor disponível explicando a matéria e pronto para responder suas dúvidas é um fator de qualidade? Se sim, então ponto para o modelo presencial.
  • Poder estudar a qualquer hora e organizar seus estudos alinhados ao demais afazeres da sua vida é um fator de qualidade? Se sim, então ponto para o EAD.

Veja que poderíamos listar inúmeras situações que gerariam pontos para ambos os modelos. Logo não é possível afirmar se um é melhor que outro.

Contudo, é preciso levar em conta que nem todas as pessoas vão se dar bem como o modelo a distância, que requer muita disciplina, autonomia e organização para conseguir estudar e ter uma boa formação.

Também é preciso deixar claro que o modelo se popularizou muito e em alguns casos se banalizou com polos que tem uma infraestrutura ruim e isto pode impactar na qualidade sim.

Preconceito

Vou sofrer preconceito por ter estudado a distância? No meu diploma vem escrito que fiz curso EAD? As respostas para essas perguntas são: sim ou possivelmente e não, respectivamente.

Sobre a última é preciso ficar claro que o diploma não consta a modalidade em que você estudou.

Sobre o preconceito em si é muito provável que em algum momento você sofra sim algum tipo de preconceito. Digo isso não por regra, mas porque as pessoas em geral são preconceituosas mesmo. Há preconceito sobre quase tudo aquilo que é diferente de nós e porque não haveria com alguém que fez uma faculdade a distância.

Não deveria, assim como não deveria haver com ninguém, mas pode acontecer. De novo coloco isso como exceção e não como regra.

Mercado de trabalho

Mas então quer dizer que posso não ser aceito no mercado de trabalho por ter estudado a distância? Sim, até pode, mas não é assim que o mercado tem reagido.

De novo entra a questão do preconceito aqui, que eventualmente poderá ocorrer. Assim como ocorre com pessoas que mesmo na educação presencial também sofre algum tipo de problema no mercado de trabalho por ter estudado em uma faculdade não muito conhecida.

O que quero mostrar aqui é o seguinte: Se você fez uma boa formação, seja ela presencial ou EAD e é uma pessoa competente e compromissada com o que faz, certamente o mercado de trabalho não irá impor nenhuma dificuldade.

O grande problema não é a modalidade de ensino, mas sim como você chega e se apresenta a o mercado.

Por exemplo: Uma pessoa que fez faculdade a distância não terá problemas para prestar concurso público e se passar no concurso será efetivado como qualquer outra. Na iniciativa privada vale a regra que citei acima: sua competência, compromisso e afinidade com a área desejada.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos